Correio dos Campos

Centro de Convivência recebe almoço em comemoração ao Dia Mundial do Idoso

1 de outubro de 2018 às 15:32
(Fotos: Divulgação)

Ana Bitencourt Maravieski/Ponta Grossa – Nesta segunda-feira (1º) o Centro de Convivência do Idoso (Cecon) do bairro Nova Rússia recebeu cerca de 90 pessoas das Instituições de Longa Permanência para Pessoa Idosa (ILPI) para um almoço especial em comemoração o Dia Mundial do Idoso, celebrado hoje (1º). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 e, atualmente, é lembrada em valorização à pessoa idosa.

Os residentes da Colmeia Espírita Cristã Abegail, da Vovozinha Balbina Branco, Casa do Idoso Paulo de Tarso e do Asilo São Vicente de Paulo participaram da atividade. Dona Tereza Aparecida da Silva, de 85 anos, esteve no almoço. “Participo desde que começaram as festividades, para mim é maravilhoso, posso sair, ver outras pessoas e aqui tem tudo que a gente precisa”, comenta Tereza, que reside no Asilo São Vicente.

“Atividades como esse almoço e a dança são boas para eles, porque motivam, despertam e ajudam na convivência dos idosos. Eles se sentem mais valorizados, úteis”, explica uma das coordenadoras do Asilo, Irmã Maria de Lurdes.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marisa Camargo, a ação foi pensada exclusivamente para atender a demanda dos idosos. “Realizamos a atividade com o apoio da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG). O cardápio foi pensado pelos nutricionistas das instituições, para melhor atender à necessidade deles”, relata Marisa, responsável pela realização do almoço.

As atividades em comemoração à data iniciaram com uma palestra do médico geriatra Marcos Cabreira, e se estendem até o dia 8 de novembro com a gincana de confraternização entre os usuários dos Cecon. “As pessoas atendidas nestas instituições necessitam de um carinho especial, e podermos contar com o apoio do Conselho para a realização dessa atividade é imprescindível”, finaliza a presidente da FASPG, Simone Kaminski Oliveira.

Dados de violência contra idosos

Ainda que a data seja de comemoração, para a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Simone Kaminski Oliveira, é preciso falar sobre os números de ocorrências de violência contra idosos registradas. “No ano de 2017 foram 458 casos denunciados aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). Só neste ano, registramos 365 até setembro; destes 111 atendimentos foram confirmados”, informa Simone.

A diretora do Departamento de proteção Social Especial, Thais Verillo, orienta como a denúncia pode ser realizada. “Se a pessoa não quiser se identificar é possível denunciar pelo sistema Prefeitura 156, pelo disque 100, ou pelo disque Idoso Paraná. Todas as ocorrências são encaminhadas aos Creas. Também é possível ir até algum dos Centros para tirar dúvidas e receber orientações”, finaliza Thais.