Correio dos Campos

Comitiva chinesa elogia a Educação de Ponta Grossa

Empresa que será instalada em Ponta Grossa conhece números e estrutura da Educação municipal
28 de setembro de 2018 às 19:51
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Os representantes da companhia chinesa Pingle – a pronúncia é ‘Pinlã’ –, que fabrica máquinas para a indústria moageira de trigo, conheceram nesta sexta (28) os números, filosofia e alguns dos CMEIs e Escolas Municipais de Ponta Grossa. O grupo mostrou-se impressionado com a política de Educação realizada na cidade, seu plano de ensino em tempo integral e, especialmente, com a disposição e alegria das crianças.

O grupo, formado pelo representante brasileiro Luiz Valentim, os executivos Bai BingQiang, engenheiros Zheng Wei e Lee Yaocheng e o gerente geral Zuo Kun, foi recepcionado no Gabinete pela prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, e ouviu o relato da secretária de Educação, professora Esméria Saveli. Em seguida, a comitiva seguiu para a Escola Municipal Plauto Miró Guimarães, onde juntou-se ao prefeito licenciado Marcelo Rangel e os secretários Paulo Carbonare e Celso Sant’Ana. Outra unidade visitada foi o CMEI Dinailce Cândido Cordeiro.

Um dos principais detalhes exaltados pelos visitantes foi a alimentação. A visita ao CMEI foi exatamente na hora do almoço das crianças, entre 11 horas e meio-dia. “Estou muito positivamente impressionado. É tudo muito bom. A nossa educação também é gratuita, mas a comida não é”, afirmou Zuo Kun, gerente geral da empresa. “Quero dizer do fundo do meu coração que é muito bom o que faz o governo de Ponta Grossa. Eles dão a educação, dão mais atenção desde o início, tudo é gratuito para todas estas crianças. Esse aspecto é muito diferente do que acontece na China. Sinto que todos os governos deveriam dar muita atenção para a educação. Se não tiver boa educação, no futuro não terá nada”, comentou o executivo.

A visita às escolas foi uma retribuição da recepção realizada para o prefeito Marcelo Rangel, em sua visita ao país asiático. “Passei momentos inesquecíveis lá na China quando me levaram para conhecer as escolas chinesas, que possuem uma estrutura maravilhosa. Mas as nossas não devem absolutamente nada às de lá. Eles ficaram impressionados com a alimentação, com o tempo integral. Lá, as crianças são liberadas para ir para casa, alimentarem-se e voltar, aqui não, elas ficam de maneira permanente. Isso nos orgulha, pois eles saem daqui muito impressionados e isso é um sinal claro de que estamos no caminho certo”, avaliou o prefeito licenciado Marcelo.

Para a secretária de Educação, Esméria Saveli, as observações e comentários dos visitantes demonstra a relevância da política implementada pela Prefeitura. “Quando recebemos um retorno tão positivo como hoje, fica demonstrado o valor de tudo o que nossos profissionais da educação realizam em nossas escolas. É muito gratificante este reconhecimento que, como destacado por eles, é um trabalho que se vê nos rostos felizes das crianças”, disse a professora Esméria.

Paulo Carbonare, secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, destacou a importância da Educação para o desenvolvimento de Ponta Grossa. “A cidade vem passando por uma transformação industrial e, hoje, a qualificação é um grande diferencial. Ter a oportunidade de ver esses investimentos realizados em educação desde a base, transforma essas crianças, para que estejam preparadas para estas oportunidades que a cidade está oferecendo e vai oferecer ainda mais no futuro”, disse Carbonare.