Correio dos Campos

Mostra Cultural encerra Setembro Amarelo em Ponta Grossa

27 de setembro de 2018 às 17:31
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Após diversos eventos realizados no decorrer do mês, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realizou ontem (26) o encerramento da edição 2018 da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Foi promovida a V Mostra Cultural de Saúde Mental, que teve como tema “Celebrando a Vida”.

Foram apresentados espetáculos de dança e teatro, por exemplo, durante toda a tarde. O psicólogo Braz Trajano explica a importância da campanha. “Desenvolvemos atividades durante todo o mês em diversos pontos da cidade porque o suicídio é um problema de saúde pública. A cada 3 segundos alguém tenta se suicidar no mundo, e a cada 40 segundos alguém comete suicídio. No Brasil são 32 mortes por dia, o equivalente a uma a cada 45 minutos”, aponta o Trajano, explicando que os dados são subnotificados, ou seja, podem ser até quatro vezes maiores que esses.

O psicólogo também afirma que o número de suicídios de jovens de 15 a 29 anos tem aumentado bastante nos últimos anos. “Em Ponta Grossa temos a rede de saúde mental. São três CAPS disponíveis, que oferecem serviço de portas abertas, ou seja, não precisam de encaminhamento. O indivíduo ou sua família pode ir diretamente até uma das unidades solicitar avaliação e será atendido”, conta Braz Trajano.

Campanha – Na primeira semana foram realizadas ações em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que promoveram, em ambos os campi, debates, psicodramas e oficinas; na segunda o trabalho foi voltado à capacitação de professores da rede estadual de ensino; já a terceira semana focou nos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) com palestras abertas ao público e esta última semana campanha aproveitou espaços públicos para dialogar diretamente com a comunidade, com panfletagem nos terminais, atividades físicas no Complexo Ambiental e a V Mostra Cultural de Saúde Mental.