Correio dos Campos

Prefeitura promove ações sobre o papel da família na prevenção ao suicídio

19 de setembro de 2018 às 16:55
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Integrando a programação da campanha nacional de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo – a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Saúde, promoveu hoje (19) atividades sobre o papel da família na prevenção ao suicídio. As ações foram realizadas no Centro de Atenção Psicossocial/CAPS Infantojuvenil e foram abertas tanto aos usuários do local e seus familiares quanto à comunidade em geral.

Foram realizadas dinâmicas, palestras e apresentados vídeos, além de falas direcionadas aos presentes. O psicólogo do CAPS Infantojuvenil Braz Trajano explica a importância da campanha. “Estamos desenvolvendo atividades durante todo o mês em diversos pontos da cidade porque o suicídio é um problema de saúde pública. A cada 3 segundos alguém tenta se suicidar no mundo, e a cada 40 segundos alguém comete suicídio. No Brasil são 32 mortes por dia, o equivalente a uma a cada 45 minutos”, aponta o Trajano, explicando que os dados são subnotificados, ou seja, podem ser até quatro vezes maiores que esses.

O psicólogo também afirma que o número de suicídios de jovens de 15 a 29 anos tem aumentado bastante nos últimos anos. “Em Ponta Grossa temos a rede de saúde mental. São três CAPS disponíveis, que oferecem serviço de portas abertas, ou seja, não precisam de encaminhamento. O indivíduo ou sua família pode ir diretamente até uma das unidades solicitar avaliação e será atendido”, conta Braz Trajano.

Próximas atividades

No dia 24, segunda-feira, será realizada panfletagem e abordagem nos terminais de transporte coletivo das 9 às 14h e atividades físicas e de qualidade de vida no Complexo Ambiental das 14 às 16 horas. No dia 26, quarta-feira, o encerramento da campanha 2018 será feito com a V Mostra Cultural de Saúde Mental “Celebrando a Vida”, das 14 às 17 horas no Centro de Cultura. Para mais informações, o telefone do CAPS Infantojuvenil é 3027-2088.