Correio dos Campos

AMTT inicia ações da Semana Nacional do Trânsito

17 de setembro de 2018 às 15:37
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte inicia, nesta terça-feira (18), as atividades da Semana Nacional do Trânsito (SNT) em Ponta Grossa. A iniciativa, que tem neste ano o tema “Nós Somos o Trânsito” busca conscientizar cidadãos sobre a repercussão positiva que a mudança de hábitos pode ter em relação aos indicadores de acidentes, além de discutir ações voltadas para a melhoria da mobilidade urbana e segurança de motoristas e pedestres.

“É muito importante reforçar assuntos tão importantes relacionados ao trânsito e à segurança de motoristas e pedestres. Nós já trabalhamos constantemente esses assuntos com a comunidade, e uma data específica como a SNT contribui para fortalecer essas atividades. Nesse sentido, o tema deste ano é muito oportuno pois, de fato, o trânsito é feito não somente de veículos, ruas ou estradas, mas de pessoas e da relação que elas estabelecem entre si, e é isso que determina, em vários sentidos, o quanto o ir e vir pode ser seguro. Ou seja, quanto mais cordiais, pacientes e atenciosos nós formos, maior será a possibilidade de evitarmos acidentes e fatalidades envolvendo veículos. É isso que buscamos incutir, através de ações educativas, na população”, destaca o presidente da AMTT, Roberto Pellissari

De acordo com a coordenadora do Departamento de Trânsito da AMTT, Silvia Borges, entre as atividades programadas pela Seção de Educação da AMTT para a Semana, estão a realização de blitze educativas em diversos pontos da cidade, além da realização da Caminhada da Inclusão Social e de um passeio ciclístico – promovido pela Polícia Militar – . “A intenção é chamar a atenção dos cidadãos para o impacto que pequenas mudanças de atitude podem ter no dia a dia de cada um no trânsito. A falta de atenção, o falar ao celular, dirigir sob efeito de álcool, por exemplo, são ações que acarretam grande parte dos acidentes de trânsito, sejam eles grandes ou pequenos. E isso acontece porque, muitas vezes, o motorista esquece de analisar essas situações em uma perspectiva mais ampla, onde a atitude dele, por menor que seja, pode gerar efeitos na vida de várias outras pessoas. Por isso a educação no trânsito é tão importante e a SNT vêm para reforçar exatamente isso”, declara.

 

Abertura Oficial têm ingressos esgotados

A Seção de Educação no Trânsito da AMTT, responsável pela organização da SNT, informa aos cidadãos que os ingressos que vinham sendo distribuídos para a Abertura Oficial da SNT já estão esgotados. O evento, realizado em parceria com a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa, acontece amanhã, às 19 h, no Cine Teatro Ópera.

 

Confira a programação

19/09/2018 – Blitz Educativa PRE
Horário: 10 h
Local: Lateral Clube Ponta Lagoa

20/09/2018 – Blitz Educativa PRF
Horário: 09 h 30
Local: Posto Furnas

21/09/2018 – Uso correto da faixa de pedestres (orientação interna no ambiente escolar)
Horário: 09 h 30 e 15 h 30
Local: Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico – R. Balduíno Taques, 1168

22/09/2018 – Caminhada em prol Inclusão Social
Horário: 9h (concentração) e 10 h (caminhada)
Local: Praça Barão de Guaraúna.

23/09/2018 – Passeio Ciclístico PMPR
Horário: 09 h 30
Local: Prolongamento Vicente Machado (Parque Ambiental).

24/09/2018 – Blitz Educativa para Pedestres
Horário: 15 h
Local: Calçadão Municipal próximo ao terminal central.

25/09/2018 – Blitz Educativa – Encerramento Integrado Estadual da SNT 2018
Horário: 11 h
Local: Prolongamento Av. Doutor Vicente Machado Lado Term. Central.