Correio dos Campos

Ponta Grossa empossa Conselho de Desenvolvimento Econômico

14 de setembro de 2018 às 17:55
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Na tarde desta sexta-feira (14) foi realizada a cerimônia de posse do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), entidade que será responsável por planejar o futuro da cidade baseada em estudos técnicos e com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. Com caráter deliberativo e consultivo, o CDEPG foi criado através da Lei Municipal nº 13.183/2018.

Entre as atribuições do Conselho – que promoverá reuniões mensais – está a criação de câmaras técnicas e grupos temáticos para a realização de estudos especializados, que serão estruturadas na sequência. São elas: de tecnologia e inovação, de atração de investimentos, da cadeia de agronegócios, de comércio e serviços e do comércio exterior.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, destaca que a intenção é criar planos de desenvolvimento que sejam isentos do caráter político. “Estamos criando uma oportunidade de convergência, entre diversos atores da economia, para discutir diretrizes que deverão ser utilizadas por anos. O objetivo é que mesmo com as mudanças de governo os planos de desenvolvimento continuem os mesmos, sendo mantidos e atualizados pensando unicamente no bem da cidade”, explica Carbonare.

O prefeito Marcelo Rangel ressalta a participação de órgãos ligados ao cenário econômico do município. “O nosso Conselho precisa nascer forte, desenvolvendo discussões que fomentem a economia local do ecossistema de negócios para que ela reflita diretamente na população com incrementos na geração de emprego e renda”, analisou Rangel.

Cerimônia

A cerimônia iniciou com uma palestra sobre a importância do conselho e aspectos econômicos ministrada pelo consultor do Sebrae Luiz Marcelo Padilha, que na ocasião também recebeu uma Moção de Aplausos proposta pelo verador Rudolf Polaco pelo seu papel na desburocratização e simplificação em processos de gestão de micro e pequenas empresas do Paraná.

O gerente técnico da Agência Paraná Desenvolvimento, Jean Alberini, também participou do evento com uma fala sobre o Plano Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), projeto contratado no ano passado pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). O documento final desenvolvido pelo PMAI também foi distribuído aos presentes.

Conselheiros

Conheça, a seguir, a composição da gestão do primeiro ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa.

-Prefeito: Marcelo Rangel Cruz de Oliveira

-Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional: Representante: Paulo Henrique Dalle Carbonare; Suplente: Tônia Mansani de Mira

-Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária: Representante: Ivonei Afonso Vieira; Suplente: Eldo Berger

-Secretaria Municipal de Planejamento: Representante: Celso Augusto Sant’Anna; Suplente: Manoel Marcelo

-Secretaria Municipal da Fazenda: Representante: Cláudio Grokoviski, Suplente: Alexandre Fernando Madolozzo

-Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Representante: Paulo Eduardo Oliveira de Barros; Suplente: Ricardo Farfa

-Fundação Municipal de Turismo: Representante: Edgar Hampf; Suplente: Rosilete Aurina Martins

-Universidade Estadual de Ponta Grossa: Representante: Miguel Sanches Neto; Suplente: Michel Jorge Samaha

-UTFPR: Representante: Antônio Augusto de Paula Xavier; Suplente: João Luiz Kovaleski

-Sebrae: Representante: Joel Franzim Junior; Suplente: Marlon da Rosa Farias

-ACIPG: Representante: Douglas Fanchin Taques Fonseca; Suplente: Amarildo Prâmio. Representante: Leonardo Stadler; Suplente: Wagner Denck. Representante: Florisval Aparecido Hudinik; Suplente: Roberto Mongruel

– FIEP/Casa da Indústria: Representante: Darcy Miara Junior; Suplente: John Ralph Reis

-Sindicato Rural de Ponta Grossa: Representante: Jussara Salgado Bittencourt; Suplente: Alceu Becker

-Sociedade Rural dos Campos Gerais: Representante: Edilson Gorte.

-Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa: Representante: José Vanilson Cordeiro; Suplente: João Vendelin

-Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares dos Campos Gerais: Representante: Daniel Wagner; Suplente: Rodrigo Baron Martins

– Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa: Representante: Rafael Gustavo Mansani; Suplente: Aurélio Moro

– Veículos de comunicação: Representante: Wilson de Oliveira; Suplente: Rodrigo Libório.