Correio dos Campos

Congresso de Educação e Feira do Livro encerram neste sábado

Desde o dia 07 até este dia 15, mais de 200 atividades terão sido realizadas para a formação de professores e incentivo à leitura em Ponta Grossa. Público chega a 40 mil pessoas
14 de setembro de 2018 às 17:38
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Neste sábado chegam ao final o VI Congresso de Educação de Ponta Grossa e a Feira do Livro de 2018, realizados pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Fundação de Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente. A Feira, realizada na Estação Arte e no Parque Ambiental, estará aberta a partir das 9 horas, com diversas apresentações artísticas a partir das 15 horas – momento em que será realizado o encerramento oficial. O público nos nove dias de evento deve ser de aproximadamente 40 mil pessoas.

Desde o dia 07 de setembro, mais de 200 atividades estão sendo realizadas nos estandes montados na Estação Arte, nos palcos de contações de histórias espalhados pelo Parque Ambiental e nos eventos do Congresso, em vários espaços de Ponta Grossa. Entre o público, cerca de 17 mil crianças estudantes das escolas públicas municipais e seus professores, 10 mil profissionais e acadêmicos participantes das palestras, cursos e conferências do VI Congresso de Educação – além de alunos das escolas particulares, públicas estaduais e comunidade em geral – terão circulado pelos eventos até este sábado.

O Prefeito Marcelo Rangel considera que VI Congresso e a Feira do Livro mostraram novamente a força da política educacional da administração. “A cada ano a cidade de Ponta Grossa se supera em relação ao Congresso e à Feira do Livro. Este ano foi ainda mais bonito e mais especial, com a participação dos nossos profissionais da área da educação, que foi ainda mais massivo, assim como a participação das famílias, das crianças. O mais importante é que os pais e mães já conhecem o nosso trabalho e sabem da relevância deste evento para a nossa cidade. Temos hoje uma cidade mais culta e que está interagindo ainda mais com a cultura, com a leitura e ciente de que nosso caminho na área educacional é sem dúvida vitorioso, pois Ponta Grossa tem hoje um dos maiores avanços na Educação em todo o país”, avalia o prefeito Marcelo.

PONTA GROSSA NARRA

O Professor e filósofo César Nunes, um dos principais conferencistas do Congresso, enviou mensagem pelo aniversário de Ponta Grossa. Ele destacou a relevância do evento, que se chama Ponta Grossa Narra – a Leitura em diferentes contextos. “Junto com os parabéns pelo aniversário de Ponta Grossa, parabenizo pelo evento, que é um dos principais congressos de leitura, letramento e de busca de valorização da leitura do Brasil. Em sua sexta edição, está com um nível de admiração e de eficiência como muitos outros que são mais antigos”, afirma Nunes.

Para ele, “Narra Ponta Grossa” é das expressões mais bonitas que já conheceu. “Narrar é contar histórias, e as histórias que a gente conta não são coisas simples e comuns. É pela história que a gente mantém a memória da vida. É pela história da cidade, dos tropeiros, das pessoas mais antigas. Narrar é criar vínculos, criar disposições de entendimento e de pertencimento à cidade” O professor fez uma ligação entre esta história e aquela que está sendo construída nas escolas municipais. “A segunda grande coisa por que parabeniza a cidade é pela experiencia original das escolas integrais e de tempo integral que temos aqui em Ponta Grossa”, diz ele, que ensina os alunos a amar a cidade. “Ninguém será um cidadão político de sua cidade se não for um cidadão cultural, se não receber a cultura. É uma escola preparada para que a criança entre de um jeito, e que saia de outro. Uma cidade que educa, com escolas que humanizam, porque humanizar é a função de uma escola digna e humana, e educar é a função de uma escola próspera e de uma cidade brilhante como Ponta Grossa”, elogiou Nunes.

PROGRAMAÇÃO

VI Congresso de Educação e Feira do Livro 2018

9h – Abertura da Feira do Livro

10h – Palestra: A Sociologia como Ferramenta Literária – Sidnei Castro (Estação Arte)

15h – Encerramento do Congresso de Educação – Palco Central:

  • Espetáculo de Contação de Histórias – Cia Mapinguary
  • Contação Poética de Lendas e Causos: A lua Tropeira e o vento cancioneiro – Rosicler e Silvestre Alves
  • Apresentação artística: Senhores da Música