Correio dos Campos

Cervejaria Strasburger celebra lançamento da cerveja ‘1987 Pilsen – Receita Original’

Unidade conta com um bar onde podem ser degustadas as cervejas produzidas no local
14 de setembro de 2018 às 12:32
(Imagens: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A família Strasburger tem uma reconhecida relação com a cerveja pois está envolvida na produção deste nobre líquido desde o século XVII, em Strasbourg, região da Alsácia. Em 1971 Jan Strasburger patriarca da família formou-se cervejeiro na Alemanha chegando ao Brasil em 1974, quando começou a atuar nas maiores cervejarias do país.

A ligação com a cidade de Ponta Grossa, iniciou-se em 1983, quando assumiu a posição de 1º cervejeiro em uma importante cervejaria da cidade. Notório e afamado Cervejeiro, Jan destacou Ponta Grossa no cenário nacional ao desenvolver receitas consagradas, e também por ser o criador do Chope München, que foi servido na primeira edição da Münchenfest – tradicional festa do Chope Escuro –, por ele idealizada e que ganhou o Brasil no fim da década de 80.

Com o intuito de revisitar a alquimia presente na história cervejeira da cidade, na qual seu pai foi um dos expoentes, Hans Strasburger resolveu resgatar junto dos irmãos Florian e Sven (Tuca), os antigos cadernos de receita de cervejas do pai e dar início ao ousado projeto de recriar as cervejas que fizeram parte da história da família.

Juntaram-se aos irmãos os amigos Luciano Rasera Gulin, Trajano Dória Jorge e Adriano Zanetti, que juntos fazem parte do projeto da Cervejaria Strasburger. “A ideia de montar uma fábrica de cerveja foi inicialmente a de homenagear a memória de nosso pai, mas também de produzir cerveja da maneira com que ele fazia; com amor e profundo conhecimento técnico” ressalta Hans, responsável técnico pela Cervejaria, que desde jovem aprendeu com o pai o segredo de fabricar uma cerveja de qualidade.

Com capacidade inicial para produzir 10.000 litros por mês, a cervejaria Strasburger utiliza matéria prima 100% importada em todas os produtos do seu portfólio, que resultam exclusivamente em cervejas puro malte. “Desenvolvemos toda nossa linha de produção e equipamentos, assim como nossas receitas, baseadas em desenhos e anotações deixadas pelo nosso pai. Todos os equipamentos foram construídos artesanalmente, respeitando fielmente os projetos dele” explica Florian.

O compromisso da Cervejaria é produzir as cervejas baseadas nos documentos originais de Jan Strasburger e oferecê-las para a cidade que acolheu a família de forma tão carinhosa. Mais de 18 meses foram necessários para a instalação da Cervejaria que retoma a tradição local da produção cervejeira na região central de Ponta Grossa.

BAR

Com capacidade para 60 pessoas, a Cervejaria conta com um aconchegante bar que recepciona seus clientes com incríveis petiscos, chopes – servidos diretamente dos tanques –, cervejas em garrafa, e a possibilidade de adquirir e encher growlers (recipientes de vidro, com tampa que evita a perda do gás carbônico) com os chopes disponíveis.

O público pode acompanhar de perto o processo de fabricação da Cervejaria, bastando solicitar à equipe de serviço a possibilidade de conhecer a estrutura da fábrica. Em dias de produção é possível relembrar o delicioso cheiro que invadia o centro da cidade na década de 80.

PORTFÓLIO

A marca pretende lançar frequentemente novos produtos, estando atualmente disponíveis as seguintes cervejas:

– 1987 Pilsen: Receita Original

Autêntica German Pilsen, com longa maturação a baixas temperaturas, receita original do Mestre Cervejeiro Jan Strasburger, uma cerveja puro malte, de cor dourada, corpo equilibrado e espuma cremosa que a tornam irresistível.

– IPA Indian Pale Ale

Uma puro malte moderadamente forte e lupulada de coloração dourada. Apresenta aromas cítricos derivados de um blend de lúpulos nobres americanos e um generoso processo de DryHopping.

– APA American Pale Ale

Fabricada com lúpulos americanos que resultam em uma cerveja mais clara, intensos aromas e sabores cítricos e florais que lhe conferem sua principal característica, refrescante e bem carbonatada.

– STOUT

Uma legítima dry-stout irlandesa, intensa, escura e de sabores que revelam o complexo equilíbrio dos maltes torrados, com aromas de café e chocolates, com uma espuma clara e cremosa.

– WEISS

Uma German Hefe Weiss de cor clara e espuma cremosa, tem sabor suave e levemente frutado que revela notas de cravo e banana. Textura e corpo mais densos devido à presença de partículas de fermento em suspensão, características do tradicional método de fabricação.

– LIGHT LAGER

Uma cerveja leve e refrescante com apenas 3,5% de teor alcoólico, mas elaborada com ingredientes importados que resultam em delicadeza no paladar.

– PILSEN EXTRA

De corpo médio destaca-se pelo equilíbrio entre os ricos aromas maltados e amargor sutil, de coloração dourada é uma cerveja absolutamente elegante.

Lançamento: A “1987 Pilsen -Receita Original” é a aposta dos proprietários da Cervejaria para celebrar a abertura da Strasburger e brindar com a cidade de Ponta Grossa o início oficial de sua operação. Estarão disponíveis 195 litros da cerveja, que representam exatamente a idade da Princesa dos Campos. “Teremos apenas 390 garrafas de 500ml numeradas para esse momento. Comercializaremos no bar e para colecionadores durante o próximo dia 15, aniversário da cidade” diz Adriano Zanetti. O bar abrirá às 11h e os clientes terão à disposição o portfólio de produtos, além da edição limitada. Criado pelo designer Rodrigo Vieira (Olé Propaganda), o rótulo da 1987 retrata em suas linhas a junção tradição cervejeira da cidade, com um novo espírito cervejeiro, representado por caracteres mais contemporâneos.

SERVIÇO

A Cervejaria Strasburger funciona de quarta-feira à sexta-feira das 17:30 às 00:00 horas e sábado das 11:00 às 00:00 horas, na rua Coronel Dulcídio, 467, atendendo pelo telefone no número: 3224-1020.