Correio dos Campos

Prefeitura e Cescage firmam acordo de cooperação para promoção de saúde em PG

Acordo prevê capacitação dos funcionários da rede pública de saúde e atendimentos de fisioterapia, nutrição, odontologia e enfermagem
12 de setembro de 2018 às 17:32
Parceria deve promover saúde na cidade, investindo em protocolos de prevenção. (Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou esta semana um acordo de cooperação com o Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) para o desenvolvimento de ações na área da saúde por parte da instituição de ensino superior, como a capacitação de funcionários da rede pública, além da oferta de atendimentos gratuitos à população. Com a parceria firmada, a Prefeitura deve fortalecer a ação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) na cidade e diminuir a demanda por alguns atendimentos.

“O trabalho do NASF é uma grande conquista para a cidade de Ponta Grossa e a saúde pública, um divisor de águas, atuando fortemente na prevenção de doenças. Com esta parceria, poderemos ampliar ainda mais este trabalho, diminuindo a espera por alguns tipos de atendimento, como a demanda que temos hoje por ortopedia, através do atendimento com os profissionais de fisioterapia do Cescage. Esta instituição é uma grande parceria da Prefeitura e agora irá desempenhar um trabalho que vai impactar na saúde pública”, destacou o prefeito Marcelo Rangel.

Além da capacitação de funcionários da rede pública de saúde, o acordo de cooperação com a instituição também prevê a oferta de atendimentos gratuitos à população nas áreas de fisioterapia, nutrição, psicologia, odontologia, enfermagem e demais áreas que envolvem a saúde pública, conforme normas do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a liberação de espaços para cursos, capacitações e desenvolvimento de atividades.

“Essa parceria vem ao encontro de nossas ações de promoção da saúde. Queremos também usar os espaços públicos da cidade, especialmente as novas praças nos bairros, para desenvolver atividades para a população, porque temos percebido que o desenvolvimento de práticas integrativas está trazendo diversos benefícios aos participantes, tendo a prevenção como um dos principais tratamentos na saúde pública”, avalia a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu.

Para a instituição de ensino, a parceria representa uma oportunidade de inserir os futuros profissionais no ambiente do SUS. “Como instituição, é importante que nossos profissionais vivenciem o SUS, entendam quais são os fluxos de atendimento da saúde pública e tornar possível mudar a realidade da espera por alguns atendimentos”, aponta a coordenadora do curso de fisioterapia, Mirela Padilha. A parceria também será uma oportunidade de aprendizado para os alunos. “Temos hoje uma grande necessidade de estágio, em que é importante que o aluno entenda que ele precisa também ter uma participação efetiva fora da sala de aula, diretamente junto à comunidade”, avalia o coordenador do Núcleo de Estágio, Carlos Alessandro Neiverth Oliszesk.

Também acompanharam a assinatura do acordo o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier, e integrantes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).