Correio dos Campos

Prefeitura lança Sala do Empreendedor Digital

Novo site do órgão já está disponível e reúne diversos serviços online
11 de setembro de 2018 às 16:40
(Divulgação)

Millena Sartori/Ponta Grossa – Na tarde desta terça-feira (11) a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, fez o lançamento da Sala do Empreendedor Digital, novo site do órgão que atende microempreendedores individuais (MEIs) de Ponta Grossa. A intenção é facilitar os trâmites para o empresário oferecendo soluções online, ampliando o serviço para outras modalidades de empresa através da convergência de conteúdo. O link para acesso é https://saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/.

Segundo a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani, o novo site – diferente do órgão físico – atende não só MEIs, mas também outros empresários que buscam a facilitação da gestão do seu negócio. “Na plataforma é possível acessar todos os serviços necessários. Links para emissão de guias, tutoriais, informações sobre capacitação… é a busca pela emancipação do empreendedor”, apontou Tônia.

A ferramenta busca resolver o desperdício de tempo, evitar ou diminuir o deslocamento até a Sala física e eliminar a necessidade de acessar vários sites. “Apenas no mês passado realizamos mais de cinco mil atendimentos, totalizando mais de quarenta mil durante esse ano. A nossa equipe possui onze pessoas e identificou esse gargalo, buscando oferecer soluções online facilitadoras”, explicou a coordenadora.

O site foi viabilizado através de uma parceria entre o Município e a CooBox Soluções, que foi criada como microempresa individual. “Eu como MEI já passei por tudo isso e sei como isso vai facilitar a vida do empresário. É uma satisfação poder contribuir com a cidade”, ressaltou a sócia-proprietária da CooBox, Elina Torres.

O consultor do Sebrae/PG Marlon Farias destacou o pioneirismo da Sala Digital. “Nenhum outro município do país possui uma ferramenta como essa. Os governos têm que ver o MEI como um ator importante, pois ele gera empregos e renda. Esse sistema de Ponta Grossa ficou interessante porque inovação tem a ver com simplicidade, e quando vemos serviços como esse sendo oferecidos por uma Prefeitura vemos o incentivo a empreender”, disse o representante do Sebrae.

O secretário municipal da pasta, Paulo Carbonare, lembra os investimentos constantes que o governo vem fazendo em inovação. “A inovação não é algo palpável, e por isso muita gente não investe. Desde o ano passado já elaboramos o mapeamento do ecossistema de inovação e estamos desenvolvendo o Centro de Inovação, que vem para alavancar a área em Ponta Grossa”, recordou Carbonare.

Entre os pilares da Sala do Empreendedor estão legalização, simplificação, capacitação, emancipação. O prefeito Marcelo Rangel destacou o trabalho que vem sendo feito. “O nosso dever, como governo, é desburocratizar processos e facilitar a vida do cidadão. Essa é mais uma medida oferecida, que já está sendo modelo para outras cidades”, finalizou Rangel.