Correio dos Campos

Ponta Grossa realiza o Desfile da Independência a partir das 9h30

6 de setembro de 2018 às 19:04
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ponta Grossa realiza nesta sexta-feira, seguindo a sua tradição, o desfile comemorativo do Dia da Independência do Brasil. Aproximadamente 15 mil pessoas são aguardadas, entre membros dos grupos que participarão do desfile e espectadores. Serão 13 grupos civis a passar pela Rua Balduíno Taques e Avenida Vicente Machado, além das instituições militares e forças da segurança pública.

O desfile encerra as comemorações da Semana da Pátria 2018, que teve início com evento cívico-militar em frente ao Paço Municipal David Fedderman, no Bairro da Ronda, dia 31 de agosto. A população será recebida pelo prefeito Marcelo Rangel e pelo comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, general Alcides Valeriano de Faria Junior, com a participação de representantes de organizações governamentais e da sociedade civil e militar.

O tema do desfile, que recebe organização da Secretaria Municipal de Educação em parceria com diversas secretarias e órgãos de segurança, inclusive a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, será “Salve, Pátria Amada! Em busca do respeito da nossa terra adorada”. As atividades têm início pontualmente às 9h30, com a revista às tropas, realizada pelo comandante da 5ª Brigada e pelo prefeito Marcelo Rangel no encontro da Rua Balduíno Taques com a Avenida Vicente Machado. Em seguida, às 9h45, será realizada a execução do Hino Nacional Brasileiro, em frente ao palanque na Avenida Vicente Machado, para em seguida, às 10 horas, ter início o desfile. O término está previsto para o meio-dia.

Os grupos ocuparão toda a extensão da Rua Balduíno Taques, a partir das proximidades da Rua Penteado de Almeida, até a Avenida Vicente Machado – e deste ponto até seu encontro com o Parque Ambiental, onde será realizada a Feira do Livro 2018, com início também neste dia 07, às 15 horas. A feira seguirá até o dia 15 de setembro.

O croqui de ruas completo está disponível em https://www.pontagrossa.pr.gov.br/files/croqui_de_concentracao_do_desfile_de_07_de_setembro.pdf