Correio dos Campos

Aliel Machado destaca participação dos jovens na política

Ponta-grossense é o mais jovem paranaense na Câmara Federal
6 de setembro de 2018 às 19:54
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB) recebeu em Brasília esta semana jovens do Programa Estágio Visita, da Câmara dos Deputados. O programa permite que os jovens participem de atividades que visam o conhecimento teórico e prático sobre o Poder Legislativo brasileiro. O universitário escolhido tem a chance de conhecer o cotidiano da instituição, o papel do Legislativo, e o trabalho dos Deputados Federais.

Aliel destacou a importância da participação dos jovens na política e apresentou, nas redes sociais, o estudante Francisco Piankoski, o “Chico”, da cidade de Cantagalo. O deputado falou sobre a seleção dos universitários para o programa. “Nós damos oportunidade de trazer jovens do interior. O Chico é uma liderança na sua cidade e tenho certeza que essa experiência irá impactar de forma muito positiva na vida dele”, disse Aliel, que é o mais jovem representante paranaense na Câmara.

Indicado por Aliel para participar do programa, Chico é estudante de Geografia na Universidade do Centro Oeste (Unicentro) e ressaltou o aprendizado que teve com a visita. “É um programa muito bom. Possibilita o acadêmico a ter um olhar profundo dos assuntos que são debatidos. Ele aproxima o jovem do trabalho da Câmara. É uma experiência que eu vou levar para a minha vida, para a minha cidade e o meu bairro”, afirmou.

Durante o bate-papo, Aliel relembrou ainda a sua militância política desde jovem e como essas oportunidades influenciam no futuro dos estudantes. “Eu venho da escola pública e dos movimentos estudantis. Então eu sei da importância do incentivo da participação dos jovens na política. Eu faço o que posso para democratizar os espaços e oportunizar cada vez mais essas participações”, destaca.

Cada deputado pode indicar dois estudantes, por semestre para participarem do programa de estágio. Ao todo, são cinco dias em que o acadêmico acompanha as atividades parlamentares com transporte, hospedagem e alimentação garantido pelo programa.