Correio dos Campos

UPA Santa Paula é a única porte VIII “ACREDITADO PLENO” do Brasil

28 de agosto de 2018 às 14:23

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), entra para história de Ponta Grossa como o primeiro e único serviço de saúde “Acreditado Pleno” do munícipio, e também torna-se a única UPA porte VIII reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar em nível 2, principal certificação de qualidade do país na área da saúde.

De acordo com o enfermeiro Coordenador de Qualidade da UPA, José André, o nível 2 é um upgrade. “Conforme a metodologia ONA, quando falamos em nível 2, precisamos evidenciar uma interação entre os processos de trabalho bem como o acompanhamento e avaliação dos resultados, promovendo ações de melhoria”, salienta.

O reconhecimento é fruto de um rigoroso processo de auditoria realizada por uma equipe de avaliadores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), com base em critérios estabelecidos pela ONA e validados internacionalmente pela ISQua (International Society for Quality in Health Care) para que o atendimento ofertado aos pacientes seja realizado com segurança e qualidade. “Para isso, diversas ações de melhoria foram implantadas na Unidade nos últimos anos e os profissionais passaram a adotar protocolos de atendimento utilizados nas melhores instituições de saúde do país e do mundo”, destaca o presidente do INDSH, José Rizoli.

Hoje a UPA atende cerca de 300 pacientes por dia, entre adultos e crianças, sendo 10 mil por mês. Desde a sua inauguração, há quatro anos, foram registrados aproximadamente 400 mil atendimentos, e a satisfação da população com o trabalho realizado é de 90%. “Mais uma conquista concretizada, tenho muito orgulho, pois sei como tudo começou, sei da dedicação e empenho de cada um. Esta certificação é especial, é a marca de excelência e responsabilidade com a saúde ponta-grossense”, comemora o prefeito Marcelo Rangel.

A solenidade de entrega do Certificado de Acreditado Pleno, ocorreu hoje, no período da manhã, na UPA Santa Paula. Na ocasião foi descerrada a placa da conquista “Acreditado Pleno” e contou com a presença de autoridades municipais.