Correio dos Campos

Projeto de Ricardo Zampieri garante ruas limpas após obras e eventos

Medida foi aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal (CMPG) e altera artigos do Código de Posturas da cidade
27 de agosto de 2018 às 19:27
Foto: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou nesta segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei 110/2018 de autoria do vereador Ricardo Zampieri (PSL). A medida propõe alterações no chamado Código de Posturas vigente no município e prevê que empresas organizadoras de festas ou responsáveis por obras sejam obrigadas a limparem a sujeira possivelmente provocada nas ruas da cidade.

Entre as alterações propostas por Ricardo está a exigência de que organizadores de shows e festas particulares sejam responsáveis por providenciar a limpeza da sujeira das ruas provocadas pelos frequentadores dos eventos. Além disso, o vereador complementou o texto obrigando concessionárias de serviços públicos, como é o caso da Sanepar, a realizarem a limpeza da sujeira deixada nas vias após obras.

“Muitas vezes vemos as ruas da cidade muito sujas após a realização de obras. Nossa proposta é que se adote o pensamento do sujou, limpou. Acredito que essa seja uma conduta justa do ponto de vista da responsabilidade de empresas e concessionárias de serviços públicos para com a população da cidade”, contou Ricardo.

De acordo com Zampieri (PSL), a medida visa, entre outros aspectos, diminuir o problema enfrentado pela população vizinha de casas noturnas, espaços para eventos e outros tipos de festas. “Muitas vezes, após eventos de grande público, as ruas próximas acabam cheias de lixo ocasionadas pelo evento. O lixo acaba se espalhando com o tempo ou sendo limpo pela estrutura pública, quando a responsabilidade é do responsável pelo evento”, explicou o parlamentar.

Zampieri lembrou que alguns empresários já realizam a limpeza voluntariamente, mas em outros casos a sujeira é ignorada pelos realizadores de eventos. A proposta de Zampieri se aplica a eventos públicos, privados, shows, eventos e festas de época, inclusive aqueles realizados em espaços privados. “Em alguns casos grande parte da sujeira fica do lado de fora do evento, nas ruas próximas. Como o serviço de varrição não funciona aos finais de semana, a sujeira acaba ficando por muito tempo”, explicou. Na prática, a proposta de Ricardo reforça mudanças que já haviam sido sugeridas pela Prefeitura.