Correio dos Campos

Caminhada marca encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência

24 de agosto de 2018 às 11:35

IMPRENSA/Ponta Grossa – As ações referentes a Semana da Pessoa com Deficiência, que iniciaram na última terça-feira (21), encerram hoje (24) com uma caminhada aberta ao público. A concentração será na Praça Barão de Guaraúna, às 14h, e a chegada está marcada no Parque Ambiental. Sensibilizar a comunidade sobre as dificuldades que uma pessoa com deficiência tem e o que pode ser melhorado na vida delas é um dos objetivos das ações realizadas.

Hoje, várias pessoas estiveram presentes no departamento da pessoa com deficiência, localizado no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi. Elas puderam participar de palestras, apresentações de teatro e além de ver uma exposição de brinquedos adaptados, experimentaram cada um deles. “Eu adoro essas atividades, gosto de assistir as peças de teatro. Tenho vários amigos aqui e participo de algumas oficinas, a que eu mais me divirto é na de dança”, comenta a usuária do departamento, Larissa Seniuk.

A palestra realizada pela neuropsicóloga, Gisele Baldrati, teve como tema a sexualidade e afetividade, o público foi os pais e cuidadores dos portares de deficiência. As apresentações de teatro foram parcerias com o grupo teatral Unidevi e Dia de Arte, onde encenaram “A magia de ser criança” e “Ai! Sumiram os brinquedos”. “A semana toda tem sido de grande aprendizado para todos nós. O nosso departamento recebe aproximadamente 100 usuários semanalmente para atividades de fisioterapia, pintura em tela, artesanato, atividades circenses, educação física, entre outras oficinas. Poder proporcionar rotinas diferentes para eles é uma das nossas metas”, destaca a diretora de programas e projetos do departamento da pessoa com deficiência, Luana Turra.

As pessoas portadoras de alguma deficiência e seus familiares podem participar das atividades diárias, basta entrar em contato com a equipe técnica pelo telefone 3222-3118.