Correio dos Campos

Unidades abrem para vacinar contra Sarampo e Polio neste sábado (25)

Pais ou responsáveis devem levar as crianças de um a cinco anos de idade incompletos até uma das onze salas de vacina que estarão atendendo
23 de agosto de 2018 às 14:15

IMPRENSA/Ponta Grossa – Sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Atenção Primária e setor de Imunização, estará à disposição da comunidade para vacinar o público-alvo da campanha contra Sarampo e Poliomielite, 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolhidas estrategicamente, ficarão abertas das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. Pais e responsáveis deverão levar as crianças com um ano completo até as de 4 anos, 11 meses e 29 dias para se imunizar.

Até o momento 11.400 crianças foram vacinadas contra pólio (58,88%) e 11.380 contra Sarampo (58,78%). “Temos como meta vacinar 95% das 20 mil crianças dessa faixa etária, sabemos que alguns pais têm dificuldade de levar durante a semana, então estruturamos as equipes para vacinar neste sábado, dessa maneira as famílias poderão garantir a saúde de suas crianças”, comenta a secretária municipal da SMS, Ângela Pompeu.

O objetivo desta campanha é impedir a reintrodução do vírus da poliomielite em nosso país e elevar as coberturas vacinais a níveis protetores contra o Sarampo, fazendo frente à situação epidemiológica observada na região norte do país. Ambas as doenças são de contágio fácil e podem se alastrar rapidamente entre a população, principalmente o vírus do Sarampo, sendo a vacinação a única forma de prevenção. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas, isso cria uma proteção importante não só para as crianças, mas para toda a sociedade, cria uma barreira contra a circulação do vírus e contribui com toda a população, inclusive para aqueles que por motivos de doença não possam ser vacinados”, comenta a gerente de imunização, Úrsula Kemelmeier.

As salas de vacina estão imunização de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, em algumas UBS é necessário a distribuição de senhas para organizar a ordem de chegada das pessoas e não haver descontrole e desorganização dentro das estruturas e ambientes de aplicação. No mutirão que acontecerá sábado será adotado a mesma estratégia, não havendo horário fixo para a entrega de senha e nem limite de aplicação das vacinas. “Percebemos que muitas pessoas acabam indo no mesmo horário, algumas com crianças que estão com o cartão de vacina em dia e outras que tem que tomar várias vacinas de uma vez. Esse processo acaba sendo mais demorado, pois a cada vacina aplicada as equipes devem realizar o preenchimento dos dados, desde as características da criança até qual parte do corpo. É impossível precisar quanto tempo cada criança levará nas salas de vacina. Em época de campanha é necessário que as famílias tenham paciência”, diz a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler.

Para a vacina é necessário levar cartão de vacina, documentação dos responsáveis e também da criança e cartão SUS.

UBS com salas de vacina que estarão abertas no sábado (25)

1. Abrahão Federmann (Ana Rita) – rua XV de Setembro, s/nº;
2. Antônio Russo (Centro) – rua Saldanha da Gama s/n – (quase esq. c/ Balduíno Taques);
3. Antônio Saliba (Pq Sabiá) – rua Siqueira Campos;
4. Clyceu C. de Macedo (Santa Terezinha) – rua Papoula, s/nº (próx. à escola);
5. Cyro de Lima Garcia (Oficinas) – rua D. Pedro I;
6. Egon Roskamp (Santa Paula) – rua Castanheira, 216;
7. Júlio Azevedo (Vila Vilela) – rua Des. Lauro Lopes, esq. Bento Munhoz da Rocha;
8. Lauro Müller (Santa Maria) – rua Tucano s/nº;
9. Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) – av. General Carlos Cavalcanti
10. Romulo Pazzinato (Nova Rússia) – rua Prof. Campos Melo;
11. Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças) – rua Aguinaldo Guimarães da Cunha s/nº.