Correio dos Campos

Sepam, Ponta Grossa Ambiental e Zero Resíduos iniciam parceria

Iniciativa faz parte do projeto educacional ECOPAM, desenvolvido pelo Colégio, e dos programas Lixo Seguro e Trânsito Consciente, da PGA
22 de agosto de 2018 às 10:30
Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Na manhã de terça-feira (21), o Colégio Sepam e as empresas Ponta Grossa Ambiental (PGA) e Zero Resíduos, do Grupo Philus, iniciaram a primeira etapa de uma parceria que envolverá visitas técnicas, apresentações e distribuição de material. A iniciativa tem como principal objetivo a conscientização sobre os processos de destinação de resíduos e a forma segura e sustentável de descartá-los. A parceria também fará parte das ações já realizadas pela PGA no programa Lixo Seguro e Trânsito Consciente, que buscam mobilizar a comunidade sobre a forma correta do descarte dos resíduos e o respeito e cuidado com os coletores de lixo.

Nesta primeira etapa, a Diretora de SGI, Caroline M. Borsato, e o Coordenador de Segurança da PGA e Zero Resíduos, João Carlos Cardozo, fizeram uma palestra para os estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Sepam. Os profissionais apresentaram as atividades de cada empresa, falaram sobre os cuidados e os processos de coleta, explicaram sobre a reciclagem e ensinaram formas de prevenir acidentes com os resíduos urbanos.

De acordo com Caroline, a parceria traz um novo desafio ao programa. “Hoje desenvolvemos diversas atividades nesse perfil, principalmente com palestras em escolas públicas. Poder trabalhar com uma escola particular como o Sepam acrescenta ainda mais aos nossos programas. Entendemos que há muito interesse de ambas as partes em expandir e conscientizar toda a população sobre os cuidados com os resíduos e o meio ambiente”, afirma a diretora.

A palestra, que aconteceu no auditório do Colégio, contou com a presença de mais de 100 alunos e professores. De acordo com o Coordenador Pedagógico do Sepam, Jacob Cavagnari, a atividade foi indispensável para conscientizar os alunos nesse primeiro momento. “É importante que eles entendam, além dos processos técnicos e informativos, que cada um precisa fazer sua parte, que todos nós enquanto sociedade devemos colocar a mão na consciência e realizar os procedimentos de forma correta e sustentável”, explica Cavagnari.

Na próxima etapa, que está prevista para acontecer em breve, os alunos do Ecopam – projeto que foca em ações para sensibilizar as pessoas sobre a importância das atitudes coletivas e individuais para o futuro do planeta – farão uma visita à unidade de Transbordo da Zero Resíduos, localizada no Distrito Industrial de Ponta Grossa.