Correio dos Campos

Música na Chaminé retorna em setembro com homenagem a Claude Debussy

O próximo encontro acontecerá no dia 06 de setembro
21 de agosto de 2018 às 17:02

IMPRENSA/Ponta Grossa – Para homenagear os 100 anos de falecimento do compositor Claude Debussy, o Conservatório Maestro Paulino, mantido pela Fundação Municipal de Cultura, promoverá uma edição especial do projeto Música na Chaminé, com obras do músico francês executadas por alunos e professores da escola. O evento será no dia 06 de setembro, no Centro de Música, a partir das 19h30, e terá entrada gratuita.

“Debussy foi, sem dúvida, um dos mais influentes compositores do século XX. Nesta edição, o repertório será voltado à música impressionista, composto de música instrumental e vocal, para homenagear a passagem dos 100 anos de falecimento do compositor”, afirma o diretor artístico do Conservatório, Douglas Passoni.

Claude Debussy nasceu em 1822, na França, e iniciou a carreira de compositor com a música vocal. Ele queria a liberdade para a música, não se restringindo a uma reprodução exata da natureza. Reconhecido pela música inovadora, o compositor influenciou desde Maurice de Ravel a Béla Bartók e Heitor Villa-Lobos. As composições variam de peças para música de câmara, vocal, instrumental e pianística, além de óperas e balé. A ópera ‘Pelléas et Mélisande’, de 1902, causou estranheza no público pela grande quantidade de texto declamado que pretendia ser uma vertente anti-wagneriana. Debussy morreu em 25 de março de 1918, durante o bombardeio de Paris – a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial.