Correio dos Campos

Alunos municipais entrevistam o prefeito em programa de rádio

Em projeto realizado por professores e alunos da Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col, alunos entrevistaram o prefeito Marcelo Rangel. “Rádio Comilão” orienta crianças sobre alimentação saudável
15 de agosto de 2018 às 17:19

IMPRENSA/Ponta Grossa – O projeto Rádio Comilão, realizado na Escola Municipal Prefeito Heitor Ditzel, na Vila Dal Col, em Ponta Grossa, recebeu mais um visitante nesta quarta-feira. O entrevistado do programa, desta vez, foi o prefeito Marcelo Rangel, que foi até a escola para conhecer de perto a ideia desenvolvida por alunos e professores. Por meio do programa, realizado nos alto falantes, os alunos aprendem mais sobre alimentação saudável e sobre comunicação.

Com um aprendizado lúdico, os alunos melhoraram o desempenho nos estudos e acabaram com o desperdício de alimentos da merenda escolar. Conforme a professora Ana Paula Mara, o desenvolvimento da comunicação também melhorou muito com a prática. “Melhorou a alimentação, os alunos desenvolveram o gosto pelos alimentos e entenderam os benefícios de cada um. Além disso, o desempenho escolar também melhorou graças à rádio”, conta a professora.

Como prática pedagógica, os alunos viram entrevistadores. Já passaram pela rodada de entrevistas profissionais do rádio, nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, jornalistas e, agora, o prefeito Marcelo Rangel. “É um programa extraordinário, nascido dentro de uma de nossas escolas em tempo integral. As crianças valorizam este grande benefício que é a alimentação escolar que temos em Ponta Grossa, passando dicas de alimentação e educação. É um projeto lindo e emocionante, que transforma nossos alunos e nossa cidade. Neste dia, por exemplo, terão verduras, frutas, peixes na alimentação, e isso está sendo valorizado. Além disso, elas são as novas radialistas, da nova geração das escolas de tempo integral de Ponta Grossa”, afirma o prefeito Marcelo.

A aluna Maria Clara dos Santos Abreu, 10 anos, está no 5º ano e foi uma das entrevistadoras. “Eu já conhecia o prefeito, mas nunca o tinha entrevistado. Foi muito importante a visita dele na nossa escola e pudemos passar para ele dicas de alimentação saudável. O projeto é muito importante para nós alunos, que aprendemos a comer de tudo, e também a nos comunicar”, afirma a jovem.

PRÊMIO AGRINHO

O programa de rádio foi inspirado pelo Projeto Agrinho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Todas as 84 escolas da Rede Municipal inscreveram projetos no Agrinho, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade, envolvendo os alunos nos temas que ligam o campo e a cidade. As melhores iniciativas são premiadas pelos organizadores. No projeto da professora Ana Paula Mara, os alunos trabalham a comunicabilidade, nutrição, alimentação saudável, bons hábitos de higiene, entre outros conceitos positivos. As questões são tratadas de maneira transversal entre várias disciplinas.