Correio dos Campos

SESC e Projeto Fissura realizam mostra de cinema sueco

As sessões do cineasta Ingmar Bergman serão gratuitas e seguem até dia 18.
10 de agosto de 2018 às 18:13

IMPRENSA/Ponta Grossa – Com o objetivo de debater a construção estética e o conteúdo da linguagem cinematográfica, Ponta Grossa irá conhecer melhor o mundo cinematográfico do diretor sueco Ingmar Bergman, que completaria 100 anos em 2018. Até o dia 18 de agosto serão oito sessões gratuitas, promovidas pelo projeto CineSesc, realizado pelo SESC, em parceria com o Projeto Fissura, coordenado pela Faculdade Sant’ana, com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa e da Fundação Municipal de Cultura.

A mostra é denominada ‘O Lobo à Espreita’ e cada exibição será seguida de um debate. Neste final de semana serão apresentadas três obras, no auditório B do Cine-Teatro Ópera. O primeiro filme exibido será ‘Morangos Silvestres’, nesta sexta-feira, 10, às 19h (classificação indicativa de 10 anos). No sábado, 11, serão dois filmes: às 16h o título ‘Persona’ (classificação indicativa de 18 anos) e às 19h ‘Sonata do Outono’ (classificação de XX anos).

A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Ponta Grossa, na aba ‘Agenda Cultural’ (www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura), e no aplicativo gratuito Cultura Paraná. Mais informações pelo telefone (42) 3309-2850.

Da Suécia para as telas do mundo

Ingmar Bergman nasceu em Uppsala, na Suécia, em julho de 1918 e morreu aos 89 anos. Alguns críticos de cinema o consideram um dos principais nomes da história do Cinema e dirigiu, ao longo de 73 anos de carreira, 52 filmes e mais de cem peças teatrais. Bergman foi premiado nos festivais de cinema de Cannes, Berlim e Veneza. As obras do diretor são marcadas pela construção visual e pelo estudo psicológico dos personagens das tramas.