Correio dos Campos

Congresso Paranaense de Cidades Digitais pode fomentar turismo de negócios em Ponta Grossa, diz prefeito

10 de agosto de 2018 às 17:16

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ponta Grossa, uma das cidades mais antigas e populosas do Paraná, vem investindo em novas tecnologias com foco em eficiência de gestão. Por este motivo, o município polo dos Campos Gerais foi escolhido para sediar a sexta edição do Congresso Paranaense de Cidades Digitais, principal encontro de tecnologia para Prefeituras do Estado. O evento, nos dias 13 e 14 de setembro, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, reunirá gestores públicos para tratar de políticas públicas e soluções que melhorem o atendimento ao cidadão e a aplicação de recursos.

Para o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, o Congresso, além de facilitar a modernização dos municípios, contribui para fomentar o turismo de negócios. “As prefeituras que não têm à disposição tecnologias, softwares, hardwares e programas de tecnologia da informação estão atrasadas e, claro, não são tão eficientes com relação aos seus serviços proporcionados à população. No caso de Ponta Grossa nós temos vários programas neste sentido, em diversas áreas, que já se demonstraram eficientes, elevando a arrecadação do município, promovendo serviços de melhor qualidade para a população e, acima de tudo, deixando a cidade mais moderna”, disse o prefeito.

Entre as inovações de Ponta Grossa, Rangel cita o estar digital, que disponibiliza através de aplicativo as vagas de estacionamento no centro da cidade de 340 mil habitantes. “Com isso a arrecadação e a fiscalização aumentam, mas também o serviço melhora para o usuário que poderá até fazer a sua programação. Estamos fazendo também um mapeamento digital, um controle de todas as residências e terrenos, e com esse programa nós temos uma gestão muito mais eficiente, até mesmo para diminuir a inadimplência do município”, conta o prefeito.

Ele também destaca o ecossistema de inovação no processo de modernização de Ponta Grossa, com o envolvimento de universidades e empresas de softwares locais que têm buscado soluções inteligentes para problemas do cotidiano, com base nas maiores demandas da população pontagrossense. Na área de inclusão digital, recentemente o município inaugurou o projeto que levará internet livre em locais públicos. “Não é somente na questão do wi-fi, mas também pelos sistemas que implantamos na Saúde e Educação, fazendo com que tivesse mais agilidade nos serviços”, completa.

Inscrições – Gratuito para servidores públicos, o Congresso é voltado para prefeitos, gestores, vereadores e demais interessados no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento socioeconômico das localidades. As inscrições podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br. O 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais tem o patrocínio master da GOVBR e Prínter do Brasil; e ouro da 1DOC e da Exati Tecnologia. O evento conta ainda com o apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações de Municípios Amusep, Amunpar, Amepar, Amunorpi e AMCG.

Serviço:

6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais
13 e 14 de setembro – Ponta Grossa

Local: Bourbon Convention Hotel, localizado na Rua Jacob Holzman, 219 – Bairro Olarias
Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br
Informações pelo [email protected] ou pelo (41)3015-6812