Correio dos Campos

Alunos vão às urnas eleger jovens vereadores

10 de agosto de 2018 às 16:46

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (14/08) tem eleição em Ponta Grossa. As urnas já foram lacradas, as sessões eleitorais montadas e os títulos eleitorais entregues. Será a hora dos alunos elegerem seus vereadores. As ações fazem parte do cronograma de atividades do projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa.

Entre maio e julho cerca de 4900 alunos de 15 escolas da rede pública e particular de ensino com idade entre 11 a 16 anos participaram de palestras e atividades pedagógicas, com o intuito de entenderem na prática como funciona o processo eleitoral. Eles puderam se filiar a um dos partidos propostos pelo projeto e lançar suas candidaturas. Os partidos também fizeram suas convenções para a escolha de cinco candidatos a vereador por escola. Os candidatos tiveram direito a materiais de campanha, como folderes, cartilhas e vídeo para defenderem suas plataformas de trabalho.

A iniciativa este ano é desenvolvida em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Grossa, que está implementado o projeto Câmara Jovem. Os projetos contam com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral, Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Universidade Estadual de Ponta Grossa e escolas públicas e particulares.

“Nós buscamos com esse projeto promover o exercício da cidadania entre adolescentes a partir do envolvimento responsável com as implicações éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto”, explica a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa e coordenadora do projeto, Noeli Salete Tavares Reback

O desenvolvimento de todas etapas de uma eleição nas escolas busca a consciência, o envolvimento e o protagonismo dos alunos no processo eleitoral. “É uma vivência educativa sobre democracia, cidadania e exercício de direitos a partir de um laboratório experimental que criamos”, assinala a juíza.

A totalização dos votos acontecerá no dia 24 de agosto, às 10 horas, no Fórum Eleitoral. A diplomação dos vereadores eleitos acontecerá na primeira semana do mês de setembro na Câmara Municipal de Ponta Grossa.

O projeto Eleitor do Futuro foi idealizado pelo Ministro Sávio de Figueiredo, inspirado no Programa Costa Rica. Foi acolhido na VI Reunião do Colégio dos Corregedores da Justiça Eleitoral e implantado a partir das eleições de 2002 no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Tocantins, Acre. No Paraná teve início em 2004, em Ponta Grossa, que este ano está em sua VI Edição.