Correio dos Campos

Estudo da Polícia Militar aponta redução da criminalidade em Ponta Grossa

30 de julho de 2018 às 12:24
Foto: Divulgação/1º BPM

COMUNICAÇÃO/1º BPM – Um estudo estatístico que comparou os meses de maio e junho deste ano aponta redução da criminalidade na cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Foram registrados -36% na incidência de lesões corporais, -18,5% em furtos qualificados e -14,9% em roubos. Foi registrado ainda um aumento de 26,3% na recuperação de veículos e de 14,3% no número de prisões. O estudo foi feito pelo 1º Batalhão de Polícia Militar e divulgado nesta segunda-feira (30/07).

De acordo com o Comandante do 1º Batalhão da PM, tenente-coronel Leonel José Beserra, a redução dos índices se deve ao trabalho diuturno e dedicado dos policiais militares. “As estatísticas apresentadas decorrem de ações contínuas de inteligência, de um policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, executado de forma pontual e planejado e, especialmente, do engajamento da PM na busca constante pelo melhor resultado, a segurança pública.”

No mesmo período analisado, o 1º Batalhão apreendeu 305 quilos de entorpecentes, dentre eles maconha (a maioria), cocaína e crack e 41 armas de fogo em situação irregular. Segundo o Comandante da unidade, o número de armas e drogas apreendidas torna-se ainda mais relevante quando considerado sua relação direta com a incidência criminal de outras naturezas como homicídios, lesões corporais, roubos, furtos e demais distúrbios sociais (conflitos familiares, comumente encerrados em ameaças ou outro tipo de violência).

“Retirando estes materiais de circulação, evitamos que outros crimes aconteçam, e isso é imensurável, pois uma única arma poderia retirar várias vidas”, destaca o tenente-coronel Beserra. Além de armas e drogas, houve o encaminhamento de 225 pessoas por envolvimento em crimes e ilícitos diversos e a recuperação de 86 veículos (que haviam sido furtados ou roubados).

“Quando devolvemos ao cidadão um bem recuperado como carros, por exemplo, estamos devolvendo sua dignidade e trazendo esperança e contentamento, além de cumprirmos nosso papel na segurança pública”, ressalta o Comandante.

O tenente-coronel destaca ainda que as ações que têm trazido resultado estão sendo continuadas e outras implantadas para uma segurança pública ainda melhor. “Intensificamos o trabalho de inteligência e o policiamento foi readequado, inclusive com a maior presença da Polícia de Choque”, explicou.

­­A unidade lembra que é fundamental a participação da comunidade no processo de combate à criminalidade. As denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque Denúncia – 181 e as situações de emergência devem ser relatadas pelo telefone de emergência 190. “Estas ferramentas são importantes para o trabalho de prevenção e combate à criminalidade”, lembra o Comandante.