Correio dos Campos

Bonsucesso ganha Unidade de Saúde para atender à comunidade

30 de julho de 2018 às 18:17

IMPRENSA/Ponta Grossa – “Vai ficar perto da minha casa, poderei consultar e pegar meus remédios mais facilmente. Toda minha família utiliza os serviços, já era ótimo e com um bom atendimento, agora ficou ainda melhor e mais bonito”, esta foi a declaração da dona Terezinha Marlene da Costa, moradora da região do Bonsucesso há 20 anos, durante a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Hoje (30), os moradores já passaram a receber atendimento. A UBS conta com duas Equipes da Saúde da Famílias (ESF) e atenderá mais de oito mil pessoas.

Com essa inauguração, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou a sétima UBS nova para a população. Além do Bonsucesso, os bairros contemplados foram Costa Rica, Gralha Azul, Jacarandá, Cerejeiras, Amália e Recanto Verde. No decorrer dos últimos anos a SMS também reformou e ampliou mais 23 Unidades. “Tudo começa na atenção primária, é a porta de entrada para qualquer serviço relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nós estamos cada vez mais investindo, melhorando e ampliando as estruturas de saúde. Dessa maneira o cidadão terá sempre o melhor atendimento”, destaca a secretária municipal da SMS, Angela Pompeu.

A nova estrutura contará com consultas, pré-natal, puericultura, curativos, ações educativas, planejamento familiar, testes rápidos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, eletrocardiograma, coleta de preventivo, farmácia, entre outros serviços. “Hoje temos um serviço mais estruturado, pensado para promover a saúde dentro do SUS. Antes tínhamos 37 ESF, hoje estamos com mais de 80 compondo o quadro de funcionários das UBS de Ponta Grossa. Isso é dedicação e preocupação com a saúde dos ponta-grossenses, ainda há o que melhorar, mas estamos caminhando de forma mais harmônica, ouvindo o cidadão e entendendo suas necessidades. Fazemos parcerias para conseguir novas estruturas e focamos no melhor para a população!”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

A UBS recebeu o nome de Ambrósio Bricailo, homenagem sugerida pelos próprios funcionários. “Meu pai foi o primeiro morador do Bonsucesso, sempre muito querido e prestativo com os conhecidos. Deixava o que estava fazendo para ajudar o próximo. Ele faleceu aos 63 anos e esta homenagem deixou a família muito feliz, pois é um reconhecimento do nosso querido pai”, destaca o filho, Geraldo Bricailo, nascido e criado na região.

A obra foi realizada com recursos federais e municipais no valor de R$ 1.142.009,43. “O SUS é de todos, mais do que atender à saúde, nós temos que promover e prevenir ela. Atendemos doenças, claro, mas o ideal é sempre cuidar antes, as UBS estão aqui para auxiliar a população. Investimos em especialidades, sem esquecer a base”, finaliza o diretor da 3ª Regional de Saúde, Isaias Cantoia.