Correio dos Campos

Dr. Magno pede descentralização para solicitar exames básicos e diminuir filas

23 de julho de 2018 às 22:54

COM ASSESSORIAS – Em seu discurso, nesta segunda-feira (23), o vereador Dr. Magno usou a tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) para reivindicar que os médicos das unidades de saúde tenham mais autonomia para solicitar exames básicos. No momento, os profissionais podem pedir ultrassom de abdômen, exames de sangue simples e raio X, outros como fisioterápicos, colonoscopia e endoscopia só podem ser encaminhados por especialistas, algo que tem gerado mais filas e demora no atendimento.

Para o vereador, é de extrema importância o trabalho dos especialistas e essenciais para tratamentos graves. Mas ele não entende porque, por exemplo, encaminhar alguém para o ortopedista ou gastroenterologista só para solicitar exames. “Por vezes o médico precisa pedir um tratamento fisioterápico respiratório ou de ortopedia para o paciente, mas ele não pode, pois só o especialista tem autorização. Algo que complica a agilidade na saúde e é isso que precisa abreviar”, comenta.

Dr. Magno conta que há centenas de pessoas com problemas sérios aguardando, porém não são atendidas logo, pois existem outros esperando apenas para conseguir um exame. “No meu ponto de vista seria uma boa prática rever esse tipo de situação, ou seja, resolver na unidade problemas simples e encaminhar quando necessitar de orientação especializada”, reforça.

O parlamentar cita que a endoscopia e a colonoscopia também não são autorizadas para pedidos dos médicos. “Esperar para fazer um exame é um grande impasse, principalmente, se o paciente tem sangramentos e problemas claros que podem ser solucionados ali no posto mesmo”, explica. “Por isso, meu intuito não é criticar, mas junto com o executivo contribuir com a Secretaria de Saúde e com a Prefeitura Municipal para rever e melhorar essa questão na saúde da nossa cidade”, completa.