Correio dos Campos

Feira Verde: Programa serve de exemplo para outras cidades

5 de julho de 2018 às 19:31

IMPRENSA/Ponta Grossa – Hoje (05) a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) apresentou o funcionamento do programa Feira Verde (FV) a representantes de Telêmaco Borba. O município vizinho é o quarto a conhecer a iniciativa apenas neste ano; gestores de Jaguariaíva, Arapoti e Limoeiro (PE) já estiveram em Ponta Grossa para entender a parte operacional do FV, que está entre os 15 melhores programas do Brasil.

A iniciativa apresenta três pilares: incentivo à agricultura familiar, troca de materiais recicláveis por alimentos, além da geração de emprego e renda para mais de 100 famílias participantes das associações de recicladores de Ponta Grossa. “Em 2018 foram cerca de 1 milhão e 400 kg de materiais recicláveis recolhidos de fevereiro a junho. Só no último mês, 5.500 famílias foram atendidas, o que significa uma média de 16.500 pessoas beneficiadas. Somos exemplo para outras regiões e queremos crescer ainda mais”, explicou o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

Os visitantes conheceram o depósito onde ficam as frutas, verduras e legumes do programa e também estiveram nos pontos de troca. “Fiz uma pesquisa na internet e vi que Ponta Grossa tinha esse programa tão bacana. A visita serviu para conhecermos como funciona para, assim, implantarmos em Telêmaco Borba. Ficamos encantados com as crianças no ponto de troca, desde pequenas sendo conscientizadas, além de destinar os materiais recicláveis de maneira correta, o que é excelente”, comentou o Secretário de Obras de Telêmaco Borba, João Henrique Kroll.

A reunião foi ministrada pela coordenadora de projetos da SMAPA, Gianna Banat. No encontro também estiveram presentes o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, José Eduardo Martins, a engenheira agrônoma, Kelly Bonotto, e o chefe de divisão da Secretaria de Obras, Deused Pimenta, todos de Telêmaco Borba.