Correio dos Campos

Empreender apresenta Núcleos Setoriais para a Diretoria

O associativismo na geração de negócios e fortalecimento de empresas.
4 de julho de 2018 às 08:23

COM ASSESSORIAS – O associativismo foi o ponto alto da reunião da Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) desta segunda-feira (2), com a explanação da consultora do Programa Empreender, Lucilene de Fátima Oliveira. A iniciativa está em funcionamento desde 2002 e atualmente conta com 16 núcleos setoriais. Empresários representantes dos núcleos participaram da reunião.

De acordo com Lucilene o modelo do Programa Empreender foi criado na Alemanha pós-guerra e desde 1991 tem como objetivos organizar as Microempresas Individuais (MEIs), Micro e Pequenas empresas em Núcleos Setoriais, dentro das associações comerciais brasileiras. No Paraná, desde 1997 acontece em todas as macrorregiões do estado.

Ela conta que o Empreender discute problemas comuns e busca soluções conjuntas, bem como contribui para o desenvolvimento organizacional das associações comerciais, industriais e agropecuárias. “A intenção é fortalecer o associativismo por meio da troca de experiências, como também incentivar a busca de novos mercados e inovações tecnológicas para as meis, micros, pequenas e médias empresas”, comenta.

Lucilene elucida que ao reunir empresários do mesmo segmento ou da mesma atividade para discutir problemas e soluções comuns, se estimula a cooperação. “Identificando em conjunto as necessidades do seu setor e definindo as saídas para resolvê-las, a empresa de pequeno porte tem mais força para negociar com fornecedores, com isso, obter preços melhores e reduzem custos” salienta.

Para o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, o Programa Empreender demonstra o que há de mais sublime no associativismo, pois é através da união dos associados que se compartilham ideias e soluções, como também se potencializam oportunidades de geração de negócio. “Pelo sucesso e motivação das empresas nucleadas, percebemos que a ACIPG cumpre o seu papel no associativismo em Ponta Grossa. Desta maneira, promovemos o desenvolvimento das empresas e consequentemente do município”, disse Fonseca.

A ACIPG informa que atualmente conta com 16 Núcleos Setoriais, entre eles o Núcleo Setorial Tecnologia da Informação (NSTI), Núcleo Setorial de Moda (NSM), Núcleo de Alimentação Para Eventos (Napes), Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa (Napg), Núcleo de Empreendedores em Turismo Rural (Netur), Núcleo de Guias de Turismo (Ngtur), Núcleo Setorial de Salões de Beleza (Nssbe), Núcleo de Representantes Comerciais dos Campos Gerais (Nrccg), Núcleo Setorial de Profissionais de Propaganda (Nspp), Núcleo do Conselho do Jovem Empreendedor (ACIPG Jovem), Núcleo da Mulher Empreendedora (ACIPG Mulher), Núcleo de Empreendedores em Vendas Diretas Beleza e Bem Estar (Nevdbbe), Núcleo Setorial das Agropecuárias de Ponta Grossa (Nsapg), Núcleo de Construtores de Ponta Grossa (Ncpg), Núcleo Empresarial de Gestão e Desenvolvimento (Negd) e Núcleo da Fotografia de Ponta Grossa (Nfpg).