Correio dos Campos

Mais que um resultado no vestibular, projetos educacionais têm como propósito a formação do cidadão

26 de junho de 2018 às 07:56

COM ASSESSORIAS – Os resultados dos seus alunos no vestibular são primordiais para as escolas. Mas só isso não basta, sobretudo nos dias de hoje em que vivemos uma crise ética no Brasil. A preocupação com a formação do cidadão e sua visão crítica sob os aspectos sociais, políticos e econômicos viraram palavras de ordem. Atento a essas questões, o Elite Tales de Mileto investe em projetos que têm como propósito a formação do cidadão em uma era em que somos bombardeados de todos os tipos de informações. O Cine Marco Antônio ilustra bem esta questão.

Alunos são estimulados a refletirem em temas como homofobia, greve dos caminhoneiros, machismo, desigualdade social, intolerância religiosa e sexo seguro

No projeto Cine Marco Antônio, os alunos são responsáveis pela produção de vídeos, podendo ser telejornal, novela, documentário ou curta, por exemplo. Os vídeos são sobre temas contemporâneos como: homofobia, greve dos caminhoneiros, machismo, desigualdade social, intolerância religiosa e sexo seguro. Os assuntos são trabalhados entre os grupos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Há um tempo pré-determinado para o trabalho de pesquisa. Após as informações reunidas, inicia-se o processo de produção dos vídeos. Em paralelo, há a produção da parte escrita.

Apresentação no Cine Teatro Ópera

Os alunos utilizam desde câmeras de celular a equipamentos de alta definição. Tendo como pilares as disciplinas de História, Geografia e Sociologia – eles assumem as funções de atores, produtores, editores e até diretores. Os trabalhos são apresentados com a presença de todos os envolvidos no processo. O Cine Marco Antônio – homenagem a um falecido professor do Elite – dura de dois a três meses. As produções de 2018 serão exibidas no Cine Teatro Ópera, no dia 30 de junho (sábado, às 14h).

Raciocínio crítico aguçado

Por intermédio do Cine Marco Antônio, cria-se um ambiente propício à discussão e ao debate. Além de ajudar na formação do estudante como cidadão, o projeto auxilia bastante os alunos a chegarem à 3ª série do Ensino Médio preparados para fazerem uma boa redação no Enem. O exame tem como marca explorar temas atuais nas redações.

“É um dos meus projetos preferidos, pois além de trabalhar aspectos fundamentais para o desenvolvimento de qualquer estudante, como trabalho em equipe, empreendedorismo, oralidade, aprofundamento em pesquisas, entre outros, o projeto também forma cidadãos melhores. Por trabalhar com temas transversais, os adolescentes acabam debatendo e adquirindo um senso crítico para lidar com assuntos tão importantes e poucos discutidos nos dias de hoje”, destaca Thiago Dornelas, coordenador geral do Elite Tales de Mileto.