Correio dos Campos

Mulheres passam a receber atendimento integral

Capacitação e aprimoramento está acontecendo esta semana para os profissionais.
20 de junho de 2018 às 14:27

IMPRENSA/Ponta Grossa – De terça a quinta-feira (21) mais de 900 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão participando de capacitação sobre a saúde da mulher, isso está acontecendo devido ao lançamento do Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher realizado no início deste mês. O II Encontro Mãe Princesa dos Campos reúne agentes comunitários de saúde, auxiliares dos consultórios dentários, administrativos, médicos, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais e todos os profissionais que compõe o quadro do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF).

Durante a programação está prevista a atualização de dados relacionados à saúde da mulher, apresentando aos profissionais o protocolo para que todas as Unidade Básicas de Saúde (UBS) passem a oferecer o mesmo atendimento. “Nosso objetivo foi dar andamento ao protocolo, onde vamos rever algumas atualizações que tiveram na estratificação de risco da gestante, focando no planejamento familiar e ampliando o acesso”, destaca a enfermeira, Adriana Alves.

O protocolo amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência, respaldando os profissionais com leis, estatutos e definições para atendimento de adolescentes, garantindo o acompanhamento, passando pela gestação até o climatério. Focando também no pré-natal da gestante, pois houve alterações na estratificação de risco, por exemplo, antes as gestantes de gêmeos antes não eram consideradas de alto risco, agora passou a ser.

Para as adolescentes também tiveram mudanças, elas passam a ter acompanhamento dos profissionais, podendo escolher o momento que ela quer ter filhos e com quantos anos, passando a ter direito de fazer consultas sem a presença dos pais e a escolher, junto com a equipe técnica, o método contraceptivo que usará. “Nossas equipes passam a orientação que a família pode fazer parte, mas é um direito da adolescente em escolher. Nós vamos auxiliar nesta escolha, solicitar os exames indicados, dependendo do paciente, e também sobre os métodos contraceptivos”, esclarece Adriana.

A alteração municipal aconteceu para entrar em consonância com o protocolo Estadual, que foi atualizado recentemente, com o intuito de reduzir as filas para gestantes de alto risco e fazer uma melhor estratificação de risco gestacional. A elaboração foi realizada em parceria com o Instituto Sírio Libanês e envolveu cerca de 20 profissionais.