Correio dos Campos

Horta Comunitária: Prefeitura premia melhores canteiros no Costa Rica

Iniciativa tem como intuito motivar os moradores que realizam o plantio no local.
19 de junho de 2018 às 18:48

IMPRENSA/Ponta Grossa – Reconhecer o trabalho da comunidade como forma de motivação. Na tarde desta terça-feira (19) os canteiros da Horta Comunitária do residencial Costa Rica foram avaliados e os três melhores foram premiados. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) em parceria com a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar).

O programa Cultivar Energia é desenvolvido pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), que cedeu o terreno e cercou a área para que a horta fosse realizada. Em março os primeiros legumes e verduras foram plantados e quinzenalmente uma equipe da SMAPA entrega novas mudas. Agora os participantes já colhem as mais variadas hortifrútis para o próprio consumo e até mesmo venda.

“Esse trabalho é fantástico, estive na cerimônia de inauguração da Horta Comunitária e fiquei surpreso quando cheguei hoje com o rendimento do que já foi plantado. Isso deixa claro que com a vontade da comunidade e a participação do poder público as coisas podem acontecer da melhor forma possível”, declara o secretário de Governo (SMG), Maurício Silva, que participou da votação dos três melhores canteiros.

Ao todo são 90 canteiros, cada um com 15 metros de extensão. Cerca de 32 famílias atuam de maneira ativa no cuidado de suas hortas. “É local de todos, o trabalho coletivo é a melhor forma de desenvolver ainda mais o plantio em cada canteiro”, comenta a assistente Social da Prolar, Marines Viezzer.

A avaliação foi realizada a partir dos seguintes critérios: organização, delimitação do canteiro, limpeza, número de plantas, variedades, entre outros. A análise foi realizada pelos secretários municipais Maurício Silva e Ivonei Afonso Vieira (SMAPA); pelo diretor de operações da Martins Engenharia, Sedinei Rodrigues Ferreira; pelo vereador Florenal, representando o legislativo, e pelo agrônomo da SMAPA, Michel Demiate. Os três vencedores receberam os seguintes prêmios, respectivamente: jogo de panela, batedeira e sanduicheira.

Horta Comunitária

Neusa Alves dos Santos representou um dos ganhadores na hora de pegar o prêmio. A moradora do Costa Rica participa da iniciativa há três meses. “Já plantei alface, cebolinha, repolho, brócolis, mandioca, entre outras hortifrútis. A minha expectativa é continuar plantando e quem sabe até mesmo vender”, relata.

“Não há uma coisa mais gratificante do que ver o nosso trabalho dando certo, quando você faz coisas com amor é visível que os resultados vêm. Hoje pudemos demonstrar o reconhecimento pelo trabalho realizado pelos moradores do Costa Rica, e ainda continuaremos a apoiar esse projeto que só tem a crescer”, comenta o secretário de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira.

Para melhor atender a comunidade, em abril a Martins Engenharia realizou uma parceria com a Prefeitura e colocou uma cisterna no local para facilitar a irrigação das mudas. “Implantamos uma rede de distribuição de água e de acordo com a demanda da população, mandamos um caminhão pipa para reabastecer a cisterna”, comenta o diretor de operações da Martins Engenharia, Sedinei Rodrigues Ferreira.