Correio dos Campos

Encontro discute uso de drogas com jovens

18 de junho de 2018 às 16:55
Os jovens, perto de 180, passaram o dia reunidos na chácara, em Uvaia: teatro, palestras e muita animação. Foto: Comad

COM ASSESSORIAS – Perto de 180 pessoas participaram no sábado (16), do I O Encontro para Jovens Volta Livre Soul, na chácara da Copiosa Redenção, em Uvaia. Um dos diferenciais deste ano do Junho Branco, mês de sensibilização e prevenção ao uso de drogas, ao lado das rodas de conversa, mesas redondas e oficinas realizadas pelos Centro de Atenção Psicossocial (Caps), o Encontro, com o tema ‘Eu Escolho Deus’, estendeu-se durante todo o dia, com palestras, teatro, adoração, louvor, pregações e muita animação. Uma segunda versão está marcada para o dia 30, com a temática ‘Porque Você não está Sozinho’, na Comunidade Cristã e Ponta Grossa, em Uvaranas, das 15 às 22 horas.

Para o presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Ponta Grossa (Comad), Claudimar Barbosa, que também coordena na Diocese a Pastoral da Sobriedade, a busca da espiritualidade é fator preponderante, “Seja como forma de prevenção primária – para quem jamais teve contato com a droga -, prevenção secundária – para quem já fez uso, mas não se tornou dependente – ou ainda sob a forma de prevenção terciária – para quem já é dependente, mas está em busca da sobriedade, esses encontros representam importantes ferramentas para a superação de todas as dificuldades que levaram ou podem levar à dependência”, ressaltou.

Em Ponta Grossa, não existem clínicas para tratar dependência química. Há apenas o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, que presta atendimento em meio aberto, atendendo em média 400 pessoas. A cidade conta comunidades terapêuticas Rosa Mística, da Congregação Copiosa Redenção, com 40 vagas, sendo 16 pra adultas e 24 para adolescentes; Centro Jovem de Combate às Drogas, em Itaiacoca, que oferece 30 vagas, para homens adultos; Esquadrão da Vida, com 39 vagas, para homens adultos; Melhor Viver, 24 vagas, para adolescentes masculinos; Chácara Padre Wilton, oferece 20 vagas, para homens adultos, e Hospital São Camilo: 25 leitos psiquiátricos para dependentes de álcool e outras drogas, para homens adultos.