Correio dos Campos

Educação dá posse aos 144 novos Presidentes de Conselhos Escolares

18 de junho de 2018 às 19:45

IMPRENSA/Ponta Grossa – Em uma sexta-feira feira fria e chuvosa, 144 novos presidentes dos Conselhos Escolares e as diretoras de cada uma das unidades de ensino municipais de Ponta Grossa compareceram para a posse dos novos representantes, eleitos dentro das suas comunidades. Eles irão atuar junto com cada conselho no apoio à gestão escolar e ajudando a melhorar cada vez mais a Educação no município. No total, são cerca de 2 mil membros.

A posse foi realizada no Anfiteatro Municipal Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio, que ficou lotado para a cerimônia. Escolhidos pelos seus pares em cada um dos CMEIs e Escolas, eles são cidadãos que vão contribuir para a gestão democrática de todas as unidades escolares, acompanhando e contribuindo para melhorar a nossa escola pública, aponta a secretária de Educação, Esméria Saveli. “Os Conselhos são braços fortes que vêm para ajudar na organização e no sucesso da escola”, disse a secretária.

Ela aponta também que os conselheiros “devem ter muito orgulho das escolas que possuem, pelos professores, alimentação, transporte, pagamento em dia, infraestrutura, bibliotecas”. E que o apoio de todos será muito bem-vindo, para o bem dos estudantes. Conforme a professora, dados sobre a gestão e o rendimento dos alunos poderão ser acompanhados pelos conselheiros, que terão a oportunidade de auxiliar no melhor desenvolvimento educacional das crianças, inclusive, respeitando a autonomia pedagógica.

Ampliar o desenvolvimento das crianças da Vila Hilgemberg é um dos desejos da presidente do Conselho Escolar da Escola Municipal Nelson Pereira Jorge, a conselheira Denise Terezinha Ribeiro Pedroso de Oliveira. “Eu acredito que podemos ajudar muito para impedir a defasagem de alguns alunos, também na questão de faltas, da aprendizagem, falando com os pais. Queremos tentar ajudar no encaminhamento, trabalhando juntos, chamando as famílias para dentro da escola, para podermos não apenas criticar, mas também apoiar uns aos outros. Podemos fazer muito pelas crianças”, aponta a voluntária.

Para a diretora da escola, Andréia Patrícia Santos, os conselheiros possuem um acesso importante dentro da comunidade e que pode ajudar na eficiência do aprendizado, utilizando os laços comunitários e de amizade nas vilas em que moram. “Eles podem conversar, mostrar situações para a comunidade, levando informações e conscientizando sobre a importância da escola. São pais muito atuantes, que sempre têm uma presença maciça quando requisitados”, elogia a diretora.

Conselhos Escolares

Os 144 CMEIs e Escolas possuem cerca de 2 mil conselheiros. Todos os membros foram eleitos localmente, com exceção das diretoras, que já haviam sido eleitas para o cargo e são membros natos. Os conselhos são formados por até 15 membros e seus suplentes, que participam de reuniões e outros encontros nos quais são tratados diversos assuntos importantes para a gestão escolar.