Correio dos Campos

Secretaria de Agricultura realiza palestra para fomentar produção rural

Produtores agrícolas receberam noções de como cultivar mais e melhor em cada propriedade.
15 de junho de 2018 às 00:10

IMPRENSA/Ponta Grossa – Programação e comercialização de hortifrútis, esse foi o tema da palestra realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) para os produtores que fazem parte do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (14), no Salão do açougue Porca Chic, e ainda serviu para que os participantes assinassem o contrato para venda de frutas, verduras e legumes ao programa Feira Verde (FV).

“Nosso objetivo foi trazer os produtores rurais para participarem de uma conversa e, assim, apresentamos formas de como eles podem fomentar o cultivo para gerar mais e melhores alimentos. Um aspecto muito importante é a programação de produção, então demonstramos como aplicar esse conceito agrícola, para obter benefícios e ter mais rentabilidade em cada propriedade”, explica o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira.

O produtor Romualdo Siuta esteve no encontro em busca de novidades para a sua propriedade. “Sempre participo das atividades realizadas pela Secretaria, é interessante porque cada palestra traz algo novo ao agricultor. Eu tenho uma linha completa de hortifrútis, com cerca de 20 itens, e a programação da produção é essencial já que vendemos nossos produtos na Feira do Produtor e para o Feira Verde”, relata Siuta.

A produção agrícola deve ser controlada – programação de produção –, com isso, o cultivador precisa conhecer os ciclos da natureza e dos produtos plantados, bem como os fatores climáticos e de armazenamento de cada produto. “Por fim, para que a produção agrícola seja rentável, ela deve permitir a recuperação e ainda superar os investimentos realizados com o intuito de gerar renda para o empresário”, finaliza o diretor de Agricultura e Pecuária da SMAPA, Eldo Berger, que ministrou a reunião.

Ao fim da palestra os produtores assinaram os contratos para fornecimento de frutas, verduras e legumes ao FV. Os que não estiveram na ocasião podem procurar a Secretaria de Agricultura – no quarto andar do Paço Municipal – para firmar o acordo em relação à venda de hortifrutis.