Correio dos Campos

ACIPG comemora aprovação de CDEPG pela Câmara

Instituição participou da formulação da proposta que criou o Conselho.
13 de junho de 2018 às 15:56

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) comemora a aprovação do projeto de Lei 19/2018, do Executivo, pela Câmara Municipal na última semana, que institui o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CEDPG), entidade de caráter consultivo e deliberativo, destinada à formulação e execução de políticas referentes ao desenvolvimento econômico de Ponta Grossa.

De acordo com o documento, o Conselho será responsável por buscar o intercâmbio permanente com os demais órgãos municipais, estaduais e federais, organismos internacionais e instituições financeiras, visando à execução da política municipal de desenvolvimento econômico; vai gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico, estabelecendo programas e prioridades para aplicação de seus recursos; estabelecerá diretrizes para geração de empregos e desenvolvimento econômico do Município; realização de estudos visando à identificação das potencialidades e vocação da economia do Município. Caberá ainda ao Conselho instituir câmaras técnicas e grupos temáticos para a realização de estudos, pareceres e análises de matérias específicas.

Durante o ano de 2017, a ACIPG trabalhou em parceria com a Prefeitura para a elaboração e discussão da proposta. No mês de outubro, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) apresentou a logomarca do Conselho de Desenvolvimento de Ponta Grossa em evento na ACIPG, e disse aos presentes que após aprovado na Câmara, faria o lançamento do CDEPG, na sede da instituição.

De acordo com o presidente da ACIPG, Douglas Fanchin Taques Fonseca, o Conselho deverá reunir representantes de comunidade como associações, sindicatos e órgãos públicos com o intuito de repensar o município, com o objetivo de discutir, com base nos indicadores econômicos, a falta de planejamento futuro, a descontinuidade das ações dos governos e da capacidade de mobilização da comunidade. “Com o CDEPG, um grupo de pessoas repensará o município sem interesse político partidário, indiferentemente da gestão que estiver no comando”, disse Fonseca.

Para Fonseca, o CDEPG deve reunir a sociedade, proporcionando ainda o auxílio técnico para o poder público local. “O objetivo é que o Conselho contribua com o futuro do município sem vaidades, sem interesses eleitorais por parte dos gestores. Ponta Grossa só tem a ganhar com esta iniciativa que auxiliará o prefeito”, finaliza.