Correio dos Campos

Projeto ‘Cidadania nas Escolas’ leva combate à corrupção para as escolas do município

Desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), o projeto Cidadania nas Escolas promove o combate à corrupção nas escolas do municipio. Iniciativa participa da seleção Prêmio Innovare.
8 de junho de 2018 às 07:31

IMPRENSA/Ponta Grossa – Contribuir para a formação de uma consciência cidadã e promover o combate à corrupção desde os primeiros passos. Esse é o intuito do projeto Cidadania nas Escolas, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), e que já alcançou mais de 32 mil crianças em escolas do município.

Com uma base sólida formada ao longo dos últimos anos, o projeto têm ampliado os temas discutidos desde sua criação, em 2013, incluindo o combate à corrupção como um dos pontos-chave da iniciativa. Esse trabalho intenso resultou na seleção do programa para a segunda fase do Prêmio Innovare, concurso que reconhece medidas em âmbito nacional que contribuem para a melhoria do sistema judiciário e a formação da sociedade.

“Estamos muito felizes com a participação e por termos sido selecionados para essa segunda fase do prêmio, que consiste na verificação do trabalho desenvolvido. Nosso principal objetivo com o projeto é contribuir para a formação de uma consciência cidadã junto às crianças da rede municipal de ensino, através de palestras voltadas à discussão de temas importantíssimos para o fortalecimento do caráter moral e cívico, como o combate à corrupção. Nesse sentido, os pequenos são orientados para perceberem as ações que prejudicam o próximo, utilizando como exemplo situações do cotidiano. É essa a base que irá formar cidadãos dispostos a reconhecer e a dizer não aos atos de corrupção em quaisquer medidas, contribuindo assim para uma sociedade melhor e mais justa”, declara a diretora de Cidadania da SMCSP, Marielli Montes.

De acordo com o secretário de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato, além de promover ações em parceria com alunos, pais e professores, a iniciativa reforça a criação de laços entre a Guarda Municipal e a comunidade. “É muito importante desenvolver essa proximidade com a comunidade, pois isso contribui sobremaneira para o aumento da segurança no município. A população que confia, e tem nas forças de segurança a certeza do auxílio em qualquer momento, também contribui para a diminuição de ações criminosas. Essa tem sido uma das nossas principais frentes ao longo dos anos, fortalecendo as bases para que seja possível criar uma Guarda Municipal cada vez mais sólida, técnica e próxima da comunidade”, aponta Lovato.

Entre os aspectos pertinentes ao desenvolvimento do projeto, o prefeito Marcelo Rangel ressalta o compromisso da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) em oferecer meios do combate à criminalidade e à corrupção no município. “Todas as ações da nossa gestão tem sido pautadas em ampliar a transparência das atividades do município e o combate às práticas contrárias a isso. Seja através da criação de leis e dispositivos que contribuem para a divulgação da utilização do dinheiro público e das ações dos funcionários da Prefeitura, seja através do fomento às boas práticas, como é o caso do projeto Cidadania nas Escolas. Diante disso, vamos buscar novas formas e parcerias, inclusive com o poder judiciário, para que possamos levar ainda mais essa consciência cidadã às crianças e suas famílias”, conclui Rangel.