Correio dos Campos

Rangel reassume cargo trazendo novidades da China e anunciando mudanças administrativas

6 de junho de 2018 às 19:37

IMPRENSA/Ponta Grossa – O prefeito Marcelo Rangel, voltando da viagem à China, realizou coletiva de imprensa para não apenas noticiar as conquistas, mas também para lançar um pacote de medidas e reformas administrativas. Anunciou também que Ponta Grossa foi confirmada como a base da Pingle na América Latina, a sexta unidade do grupo no mundo.

O valor inicial do empreendimento deverá de ser U$ 1 milhão para a locação de um espaço que dará início à montagem dos equipamentos. O número de empregos que serão gerados e o investimento total deverão ser divulgados em setembro em uma nova visita do grupo de executivos ao Brasil, que aproveitarão um encontro nacional relacionado à produção de trigo para visitar Ponta Grossa e assinar o protocolo de intenção da implantação da indústria. “A indústria é a maior da China e trabalha com moagem de trigo, ela vai exportar para os Estados Unidos e outros países. É uma grande empresa, nossa cidade já tem uma grande produção de trigo e agora completamos o ciclo para tornar a cidade de Ponta Grossa a capital nacional do trigo, isso é realmente importante”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

Ainda em visita na China, o prefeito teve a oportunidade de conhecer as práticas na área de Educação, conhecendo escolas em período integral. “Fomos recebidos com carinho da equipe técnica da China, com respeito absoluto pelo nosso país. Muitas questões foram levantadas, pude trazer ideias e sugestões para a educação brasileira e ponta-grossense”, ressalta ele.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Marcelo Rangel antecipou as medidas da administração para garantir aumento da receita e queda na inadimplência do Município, como a criação da bonificação IPTU Premiado, em que somente contribuintes adimplentes poderão concorrer aos sorteios, bem como a criação do programa ‘Só é dono quem registra’, que concederá desconto para regularização do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os projetos de lei serão encaminhados à Câmara de Vereadores em caráter de urgência nos próximos dias.

O prefeito também anunciou a realização de uma reforma administrativa, transformando a Secretaria Municipal de Saúde em ‘Fundação Municipal de Saúde’, alterando também para ‘secretaria’ as estruturas das fundações de Turismo, Esporte e Cultura. Com esta mudança, prevista para ocorrer a partir do exercício financeiro de 2019, a Prefeitura pretende direcionar mais recursos para novos investimentos na cidade. “Sobre as Fundações, notamos que com o passar dos anos, elas voltarem a ser secretarias terão mais oportunidades de recursos. Já a Secretaria de Saúde teremos despesas patronais menores passando a ser Fundação, diminuindo R$18 milhões por ano, desonerando e podendo fazer mais investimentos”, esclarece Marcelo.

Também entre os assuntos tratados esteve o impacto da paralisação dos caminhoneiros no orçamento do Município e estratégias para evitar que esse impacto interfira no cumprimento de compromissos com os servidores e fornecedores. Dessa forma, o prefeito já anunciou a antecipação da primeira parcela do 13º salário, no mês de julho, conforme disponibilidade orçamentária da administração.

Marcelo também aproveitou a coletiva para agradecer a vice prefeita, Elizabeth Schmidt por assumir o cargo no período que ele estava fora. “Elizabeth tomou pulso e com muita responsabilidade assumiu a Prefeitura, tomou decisões importantes para preservar o município e mostrar uma liderança, mostrando que nosso grupo está mais coeso unido e mais firme, somos unidos em prol de um mesmo ideal, um mesmo objetivo, de desenvolvimento das cidades, demonstrando responsabilidade nos seus atos. Deixei em boas mãos”, declara o prefeito.