Correio dos Campos

ACIPG realiza curso de eSocial nesta semana

Ferramenta on-line auxiliará empresas no envio de informações para o governo.
6 de junho de 2018 às 18:38

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) realiza nesta sexta-feira (8) e sábado (9) o curso “Implantação do e-social versão 2.4 para empresas e escritórios contábeis”, ministrado pelo instrutor Taylan Alves. O eSocial instituirá uma forma mais simples, barata e eficiente para que as empresas possam cumprir suas obrigações com o poder público e com seus próprios funcionários.

Desde o início deste ano, o eSocial é a nova forma de prestação de informações empregatícios e que integrará a rotina de mais de 18 milhões de empregadores e 44 milhões de trabalhadores. Realizada em fases, a medida é voltada para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões anuais, que passam ter a utilização obrigatória do programa a partir de 8 de janeiro de 2018. Esse grupo representa 13.707 mil empresas e cerca de 15 milhões de trabalhadores, o que representa aproximadamente 1/3 do total de trabalhadores do país.

A implantação em cinco fases também será adotada para as demais empresas privadas do país, incluindo micros e pequenas empresas e MEIs que possuam empregados, cuja utilização obrigatória está prevista para 16 de julho deste ano. Já para os órgãos públicos, o eSocial torna-se obrigatório a partir de 14 de janeiro de 2019. Quando totalmente implementado, o eSocial reunirá informações de mais de 44 milhões de trabalhadores do setor público e privado do país em um único sistema.

O palestrante relata que atualmente as organizações passam por uma transição, uma revolução digital. Segundo ele, como muitas das informações e processo estão em formato digital, a fiscalização também é digital. “O eSocial é uma maneira digital e instantânea para prestas as informações para o estado. Antigamente se tinha prazo maior para fazer em um processo físico, com o eSocial, deve ser informado de maneira mais rápida e automatizada, ou até antes”, explica.

Alves comenta que o eSocial também apresenta vantagens para o empresário por diversos serviços que estavam em plataformas diferentes, agora estar disponível em apenas uma. “Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF”, disse.

No entanto, relata que enquanto hoje, é necessária a presença física do auditor, com o eSocial, a fiscalização é automática e digital. “É um robô que faz a leitura das informações prestadas, se estiver divergente, o empresário será autuado, a exemplo do que acontece na Receita Federal, em relação aos contribuintes que vão parar na malha fina”, explica.

O consultor de cursos da ACIPG, Kevin Araújo Gomes, conta que o curso estava programado apenas para o sábado, as vagas esgotaram rapidamente. “Em virtude disso, devido a grande procura, abrimos mais uma turma para esta sexta-feira (8), na ACIPG)”, explica Gomes.

Tanto na sexta-feira, quanto no sábado, o curso terá início às 8h30 e se estende até as às 17h30.