Correio dos Campos

Destaques ponta-grossenses recebem prêmios durante Semana da Cultura

A escolha dos premiados ocorreu durante a Conferência Municipal de Cultura.
24 de maio de 2018 às 18:39

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na última segunda-feira, 21 de maio, aconteceu a entrega dos Prêmios Culturais 2018 no Cine-Teatro Ópera. Ao todo foram oito premiados, escolhidos por voto aberto durante a 19ª Conferência Municipal de Cultura. Os troféus, produzidos pelo artista plástico Ednaldo de Paula, reconhecem artistas e produtores culturais que se destacaram no último ano em diversas áreas culturais, como artes populares, visuais, música, dança, teatro e literatura.

O Prêmio Jacob Holzmann de Música 2018 foi entregue a Douglas Passoni, cantor do Coro Cidade de Ponta Grossa, diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, pianista e integrante do Instituto Piano Brasileiro, responsável pela editoração, digitalização e catalogação de acervos de partituras. Saulo Pfeiffer, artista autodidata recebeu o Prêmio João Pilarski de Artes Visuais 2018.

O artista ganhou destaque, principalmente na internet, pintando cenas cotidianas da vida urbana em ponta grossa. Saulo já foi premiado no Salão de Belas Artes e Salão de Arte Contemporânea de Ponta Grossa.

O Prêmio José Fernandes Cadilhe de Teatro 2018 foi destinado à diretora teatral e atriz Bianca Almeida, fundadora da Escola de Artes Bianca Almeida e da Cia de Artes Ele Vive, responsável pela formação teatral de inúmeros jovens e pela montagem de dezenas de espetáculos em Ponta Grossa. Na categoria Artes Populares, dona Carmelita Leite recebeu o Prêmio Roselei do Rocio Manoel. Dona Carmen, como é conhecida a senhora de 91 anos, é reconhecida pela importância histórica e trabalho comunitário em prol do Carnaval ponta-grossense.

O professor e escritor Adrian Clarindo recebeu o Prêmio Anita Philipowski de Literatura 2018. Adrian é o criador do projeto ‘Lá na vila’, mestre em Linguagem, Identidade e Subjetividade pela UEPG e graduado em Letras Português/Inglês. Com o projeto ‘Lá na vila’, Adrian tem promovido a difusão da literatura na internet, com reminiscências de sua infância e juventude.

O Prêmio Especial In Memorian foi entregue aos familiares de Aldo Mikaelli, pela importância dele para a comunicação, história e cultura ponta-grossense. Aldo Mikaelli faleceu no dia 12 de março deste ano, em decorrência de um câncer. O jovem bailarino Luiz Henrique Romanek foi laureado com o Prêmio Emma Sintani de Dança 2018, porém, não pôde participar da cerimônia, pois foi escalado para o elenco do espetáculo Dom Quixote, pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e está em ritmo acelerado de ensaios e preparação em Joinville. O prêmio será entregue posteriormente a ele.

Encerrando as premiações, o Mérito Cultural Ribas Silveira foi entregue à assistente social Maria Czekalski, pela atuação e defesa dela em nome da cultura popular e desenvolvimento humano. Maria é servidora da Fundação Municipal de Cultura e desenvolve projetos como ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’, ‘Constelação’ e ‘Sons da Terra’.

A noite terminou com um concerto especial da Banda-Escola Lyra dos Campos, que homenageou também o maestro Paulino Martins Alves.