Correio dos Campos

München Fest: Fumtur busca referências alemãs em Blumenau

A troca de experiências com a cidade catarinense tem como intuito agregar aspectos tradicionais da cultura alemã ao evento em Ponta Grossa.
22 de maio de 2018 às 18:24

IMPRENSA/Ponta Grossa – Com a reformulação da München Fest em 2018, os dirigentes da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) viajaram hoje (22) a Blumenau para a troca de experiências. Durante a visita, o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Edgar Hampf, e a diretora do Departamento de Turismo da Fumtur, Rosilete Martins, conheceram aspectos mais técnicos de como a Oktoberfest é realizada na cidade catarinense.

“Participamos de diversas reuniões, eventos, e estamos recebendo uma grande transferência de know how. Discutimos sobre a reconfiguração da München Fest, em particular os aspectos mais técnicos, inclusive gestão financeira, administração de processos e a consolidação de marca, para que o evento não seja apenas pontual e formal. A ideia está na construção de uma identidade própria da festa dentro do seu princípio original: a tradição alemã”, explica Hampf.

No encontro, os dirigentes da Fumtur tiveram contato com alguns diretores da Secretaria de Turismo e da Vila Germânica de Blumenau para a troca de experiências. O secretário de Turismo e Presidente do Parque Vila Germânica da cidade, Ricardo Stodieck, – que na última quarta-feira se reuniu com o prefeito Marcelo Rangel – explicou sobre a execução da Oktoberfest. “Nós também tivemos que nos reinventar, e dar atenção ao DNA da festa, que é a tradição alemã”, relata Stodieck.

A diretora de Turismo, Rosilete Martins, detalha sobre as reuniões. “Estamos recebendo diversos insights e trocas de experiências, inclusive em relação ao plano da qualificação, que terá reflexo também em várias outras áreas do turismo. Posso citar em particular os segmentos: têxtil, artesanato e obviamente na gastronomia, que será sem dúvida nenhuma o carro chefe dessa nova München Fest”.

Edgar e Rosilete participaram da reunião realizada na segunda-feira (21) em busca de parceria com o Senac para ofertar qualificação profissional aos munícipes e, assim, ter mais qualidade na alimentação do evento em 2018. Segundo Stodieck, Ponta Grossa “está no caminho certo ao privilegiar a qualificação da gastronomia e da cultura alemã”, o secretário ainda parabenizou o prefeito pela determinação de reinventar a München e se colocou à disposição do presidente da Fumtur para dar apoio no que necessário.