Correio dos Campos

Biblioteca Pública de Ponta Grossa participa de encontro nacional no Rio de Janeiro

Evento segue até sexta-feira com foco na inovação e transformação social por meio das bibliotecas.
17 de maio de 2018 às 12:16

IMPRENSA/Ponta Grossa – A direção da Biblioteca Pública Municipal Professor Bruno Enei, unidade mantida pela Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, participa essa semana do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro. Cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil participam da atividade, que faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade, que atraia especialmente os jovens e que esteja alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O grupo de profissionais terá formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Participantes da primeira etapa do programa contribuirão com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios.

Segundo o diretor da Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, Alfredo Mourão, o encontro tem sido enriquecedor. “Estamos a cada dia mais projetando e ampliando o acesso dos usuários a este espaço, que está se transformando em um grande centro de convivência cultural”, afirma.

Ainda na agenda do evento, será lançado o Movimento Recode, um convite com foco no empoderamento digital dos jovens. A ação pretende alcançar 600 bibliotecas públicas, comunitárias e prisionais, que poderão se inscrever no site www.recode.org.br/movimentorecode. Participam desse momento representantes do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, de 22 sistemas estaduais de bibliotecas públicas, da Unesco e da Fundação Bill & Melinda Gates.