Correio dos Campos

Estudantes abrem espaço para debate entre candidatos à Reitoria da UEPG

14 de maio de 2018 às 12:32

COM ASSESSORIAS – Nessa segunda-feira (14) acontece, no Grande Auditório do Campus Central da UEPG, o debate entre os candidatos à Reitoria realizado por estudantes. O evento começa 19h e tem mediação da jornalista Cíntia Capri. A organização do evento é formada pela Associação de Pós-Graduandos da UEPG (APG), pelo Centro Acadêmico João do Rio (Cajor) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Além dos três órgãos, o evento conta com apoio de mais 12 entidades estudantis.

O representante do DCE dentro da comissão organizadora Guilherme Portela, diz que a entidade dá muita importância a esse momento de diálogo. “Quando esses espaços são construídos pelos olhares estudantis, eles são e precisam ser legitimados, afinal, as ou os estudantes representam a maior parcela da comunidade Universitária”, complementa. “A participação em espaços de discussão da universidade, como debates, é um fator importantíssimo para que a comunidade discente possa se organizar de forma representativa mediante suas pautas”, acrescenta Jorge Iarmul, mestrando e representante da APG.

Ambas as chapas foram convidadas para o debate, mas a organização está preparada para prováveis ausências. “Independente de quem esteja no palco, manteremos a estrutura de um debate. Queremos confrontar as chapas com a realidade estudantil e fazer com que os candidatos se questionem sobre nosso dia a dia na universidade”, explica William Clarindo, representante do Cajor.

Mesmo que o foco esteja nas pautas estudantis, a organização reforça que todos são bem-vindos no debate. Além do espaço presencial no Grande Auditório, o Debate Estudantil será transmitido ao vivo online, para que possa ser exibido em espaços alternativos e divulgado para estudantes de outros polos ou do ensino a distância.