Correio dos Campos

Dia de Cidadania reúne mais de mil e duzentas crianças na Escola Municipal Aldo Bonde

12 de maio de 2018 às 12:05

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), através do Departamento de Cidadania, iniciou essa semana as ações do projeto ‘Dia de Cidadania’. Durante toda a sexta-feira (10), mais de mil e duzentas crianças da Escola Municipal Aldo Bonde participaram de atividades recreativas, além de acompanhar uma apresentação com os cães da equipe Romu/Canil da Guarda Municipal.

De acordo com a diretora do departamento de cidadania da SMCSP, Marielli Montes, iniciativa tem como objetivo a integração entre a Guarda Municipal, alunos, pais e professores da rede municipal de ensino, assim como a difusão de conceitos de cidadania, a aproximação e orientação da comunidade sobre as ações desenvolvidas pela SMCSP. “Nosso principal objetivo é aproximar a população da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança e, por consequência, da Guarda Municipal. Esse evento amplia o trabalho que desenvolvemos diariamente com as escolas do município através do projeto ‘Cidadania nas Escolas’, onde discutimos e reforçamos com as crianças os conceitos de cidadania e as medidas de combate à corrupção, bullying, drogas, etc”, explica.

Para a diretora da instituição, Cléo Santos, as atividades do ‘Dia de Cidadania’ possibilitaram um ótimo momento de integração para os pequenos. “Ficamos emocionados em ver nossos estudantes envolvidos diretamente com o pessoal da Romu. Também ficamos muito felizes em receber a visita do secretário de cidadania e segurança para acompanhar o trabalho e ver como essa ação estava senda realizada”, declara. Ela também salienta que a atuação da SMCSP junto a escola contribuiu para uma mudança positiva no comportamento das crianças. “Vale muito a pena investir nessa parceria. Nós sentimos uma mudança bem positiva no comportamento dos nossos alunos, inclusive em relação a situações como o bullying, que diminuíram bastante, com a aproximação da Guarda Municipal ”, declara.

“Temos trabalhado muito para que a população possa contar com uma cidade mais segura, onde as forças de segurança e, no nosso caso específico, a Guarda Municipal, desempenhe seu papel de forma precisa, técnica e humana, contando com o apoio da comunidade. Por isso, é essencial que ações como essa sejam promovidas, pois fazem com que as crianças, as famílias, nos conheçam melhor, reforçando os laços entre o município e a população”, conclui o secretário da SMCSP, Ary Lovato.