Correio dos Campos

Autoridades lançam ‘Câmara Jovem’ e ‘Eleitor do Futuro’

Com cerimônia de lançamento na Câmara de Ponta Grossa, projetos têm o objetivo de incentivar a participação de adolescentes e jovens na política municipal.
11 de maio de 2018 às 19:33
Foto: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – Lideranças políticas municipais e membros do Poder Judiciário participaram da cerimônia de lançamento dos projetos ‘Câmara Jovem’ e ‘Eleitor do Futuro’, que ocorreu durante a tarde desta sexta-feira (11) na Câmara Municipal de Ponta Grossa. As iniciativas têm por objetivo incentivar a participação de adolescentes e de pessoas mais jovens no cenário político e na construção de políticas públicas para o município.

Dentre as autoridades presentes no evento estavam o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Taro Oyama, e a juíza da Vara de Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Salete Reback, representando o Poder Judiciário e a iniciativa do ‘Eleitor de Futuro’. Durante a cerimônia, Noeli ressaltou que as atividades do projeto possibilitam, através de uma ‘simulação de um período eleitoral’, vivências educativas sobre democracia, cidadania e exercício de direitos, envolvendo os alunos em uma espécie de laboratório do exercício do voto. “Iremos fomentar o protagonismo juvenil e a consciência sobre a responsabilidade do voto”, afirmou.

Além do TRE e do Fórum Eleitoral de Ponta Grossa, a iniciativa tem o apoio do Núcleo Regional de Educação, do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e de escolas públicas e particulares.

Lançado também durante o evento, o programa ‘Câmara Jovem’ surgiu através da aprovação, pelos membros da Câmara, de um projeto de lei de autoria dos vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Vinícius Camargo (PMB). A iniciativa quer aproximar os jovens e o Poder Legislativo, além de incentivá-los a participarem da construção de políticas públicas municipais. Estudantes de escolas públicas e particulares irão participar de sessões, entender o funcionamento da Câmara, discursar em plenário e até mesmo sugerir projetos de lei, com o apoio de uma equipe profissional direcionada ao projeto.

Para Geraldo Stocco (Rede), a instauração dos dois projetos representa uma política pública efetiva na inserção de jovens e adolescentes na esfera da participação política. “Muitas pessoas não conhecem o funcionamento da Câmara porque nunca tiveram a oportunidade de participar e opinar sobre o que acontece no nosso dia a dia. Quando mais cedo os jovens tiverem esse contato, maior será o interesse em criar medidas que melhorem nosso município”, acredita o vereador.

Vinícius Camargo (PMB) ressalta que o projeto busca mudanças em longo prazo no cenário. “Nosso objetivo é fazer com que a cidade avance na participação popular dentro da Câmara, fazendo com que os cidadãos se tornem eleitores mais engajados e preocupados com o processo político municipal”, explica.

Desembargador destaca iniciativas

Presente na cerimônia, o desembargador do TRE, Luiz Taro Oyama, ressaltou a importância de iniciativas como a ‘Câmara Jovem’ e o ‘Eleitor do Futuro’ para o desenvolvimento municipal. “Esses projetos contribuem para a formação dos adolescentes e seu preparo para a vida pública. Parabenizo a Câmara de Ponta Grossa e os vereadores autores do projeto pela iniciativa do ‘Câmara Jovem’, além de todo o Judiciário pela proposta do ‘Eleitor do Futuro’ na cidade”, destacou.