Correio dos Campos

Prolar: Curso de capacitação discute a nova lei de regularização fundiária

Promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), em parceria com a empresa Urbalegis Regularização Fundiária e a Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR), o curso tem como objetivo capacitar o público a respeito das mudanças trazidas pela nova lei de regularização fundiária e suas implicações na prática.
10 de maio de 2018 às 19:45

IMPRENSA/Ponta Grossa – Discutir sobre os diversos pontos da regularização fundiária e as principais mudanças trazidas pela atualização da legislação, através de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo aspectos urbanísticos, jurídicos e agregando conhecimentos sobre a interpretação de leis federais, estaduais e municipais sobre o tema. Esse é objetivo do Curso de Capacitação Regularização Fundiária, que acontece entre os dias 17 e 18 de maio em Ponta Grossa.

Promovido no município pela Prolar, em parceria com a Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) e a empresa Urbalegis, o evento é direcionado para gestores e servidores públicos, profissionais da área social, advogados, registradores imobiliários, urbanistas, etc, que desenvolvem ações de regularização de áreas urbanas e trabalham com questões decorrentes da informalidade fundiária. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de maio através do site https://cursocapacitacao.wixsite.com/regfundiaria.

De acordo com o presidente da Prolar, Dino Schrutt, o curso tem como objetivo capacitar o público para atuar frente as mudanças decorrentes da recente atualização da legislação sobre o tema, através da lei 13.645/17, e suas implicações. “Essa é uma nova etapa na história da regularização fundiária, que traz muitas variantes e novas possibilidades de serviços a serem contratados”, declara. “As discussões apresentadas durante esse curso são essenciais para que o trabalho de regularização fundiária seja articulado pelos interessados de forma esclarecida e dentro dos dispositivos apresentados pela nova legislação de forma eficiente. Além disso, a possibilidade de discutir o tema com profissionais altamente qualificados e que, inclusive, participaram da edição dessa nova lei, permite o entendimento claro dos dispositivos pertinentes à regularização fundiária e à alienação de áreas da União, situações que impactam diretamente na definição de políticas habitacionais, sejam elas em âmbito federal, estadual ou municipal”, completa Schrutt.

Programação

Módulo I – ASPECTOS TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS
Docente: Sophia Rachid

Governança Fundiária — Gestão territorial

Irregularidade fundiária e regularização fundiária urbana no Brasil: histórico, tipologias, evolução legislativa

Parcelamento do Solo: legislação urbanística e regime geral — Códigos

Projeto de Regularização Fundiária: técnicas e procedimentos

Processamento administrativo da REURB 6. Composição de preços, execução e contratação

Módulo II – ABORDAGEM JURÍDICA E INSTITUCIONAL
Docente: Francisco Filomeno de Abreu Neto

Noções de Básicas de Direitos Reais

Política de Regularização Fundiária

Características predominantes dos Municípios brasileiros

Legislação urbanística: elementos e competências, evolução legislativa

Regularização sustentável

Instrumentos da REURB

Reurb — Aspectos gerais e procedimentais

Módulo III – REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS
Docente: Daniel Lago Rodrigues

Sistema registral brasileiro: histórico, evolução, características, definições, conceitos, princípios gerais

A Regularização Fundiária no Registro de imóveis

Regularização Fundiária Urbana na Lei 13.465/17

Institutos de apoio à Reurb

Titulação das unidades resultantes

Abertura de matrícula para áreas públicas afetadas ou não

Módulo IV – RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS FORMULADAS E ENCERRAMENTO

Serviço

O curso de capacitação Regularização fundiária acontece entre os dias 17 e 18 de maio, no Premium Vila Velha Hotel, em Ponta Grossa. As palestras serão ministradas das 8 h às 18 h. O investimento é de 2.200,00 reais – com desconto de 7% no pagamento à vista -. O valor também pode ser parcelado através do cartão de crédito. As inscrições podem ser feitas pelo site https://cursocapacitacao.wixsite.com/regfundiaria até o dia 16 de maio.