Correio dos Campos

PG ganha projetos de incentivo à participação política

Autoridades lançam nesta sexta-feira (11) os projetos Câmara Jovem e Eleitor do Futuro.
10 de maio de 2018 às 16:17
Fotos: Kauter Prado/CMPG

COM ASSESSORIAS – Lideranças políticas e do Poder Judiciário participam nesta sexta-feira (11), a partir das 14h, do lançamento de dois projetos de incentivo à participação política de jovens e adolescentes. Uma cerimônia, agendada para às 14h na sede do Legislativo Municipal, marcará o lançamento dos projetos Câmara Jovem e Eleitor do Futuro – o primeiro foi criado a partir de um projeto de lei dos vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Vinícius Camargo (PMB), enquanto o segundo é uma demanda do próprio Judiciário.

Entre as autoridades que participarão do evento estão a juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, Noeli Salete Reback, e o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Luiz Taro Oyama. O presidente do Legislativo Municipal, vereador Sebastião Mainardes (DEM), e outros parlamentares também deverão participar do evento que marcará o lançamento dos dois projetos.

Para o vereador Geraldo Stocco (Rede), a formulação dos dois projetos representa uma política pública efetiva na inserção de jovens e adolescentes na esfera de participação política. “Eu conheci a Câmara Municipal quando vim fazer estágio aqui, na função de estudante de Direito. Acredito que muitas pessoas, assim como eu, nem mesmo conhecem a estrutura da Câmara e muito menos o trabalho realizado aqui”, destacou o parlamentar.

Já Vinícius Camargo (PMB) lembra que em 2016 o Legislativo princesino passou por uma renovação superior a 65% – Camargo e Stocco cumprem o primeiro mandato na Casa. “É fundamental seguir incentivando a participação de jovens na política para que eles se tornem os futuros vereadores, vereadoras e prefeitos(as), além de eleitores mais engajados e preocupados com o processo político de escolha dos seus representantes”, destacou o parlamentar o PMB.

Entenda o que é o ‘Câmara Jovem’

Aprovado pelos vereadores de Ponta Grossa em outubro de 2017, o Câmara Jovem cria uma espécie de programa de participação política dos alunos do ensino médio da cidade, sejam eles de escolas públicas ou privadas. Na prática, os alunos inscritos reproduzirão as funções normais do Legislativo, inclusive com escolha dos vereadores eleitos a partir do voto, e também irão de participar de sessões mensais com a apresentação e discussão de projetos de lei.

Serviço:

O lançamento dos projetos Eleitor do Futuro e Câmara Jovem acontece na Câmara Municipal de Ponta Grossa a partir das 14h.