Correio dos Campos

TCE-PR promove Fórum de Controle Social em Ponta Grossa no próximo dia 16

7 de maio de 2018 às 11:13
O coordenador-geral de Fiscalização, Mauro Munhoz, fala na abertura do Fórum de Controle Social realizado pelo TCE-PR em Londrina, em 24 de abril. Foto: Wagner Araújo/Divulgação TCE-PR

IMPRENSA/TCE – O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) promove, no próximo dia 16, em Ponta Grossa, o 9º Fórum de Controle Social. O público-alvo do evento, que será realizado no campus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR), abrange pessoas envolvidas em atividades de fiscalização da administração pública, como membros de observatórios sociais, conselheiros municipais, estudantes universitários, integrantes de entidades de classe e cidadãos interessados no tema.

As inscrições para o encontro de Ponta Grossa estão abertas no portal da Escola de Gestão Pública do TCE-PR. Como em todas as capacitações, presenciais e on-line, promovidas pelo Tribunal de Contas, a participação é gratuita. Neste ano, os Fóruns de Controle Social serão levados também a Francisco Beltrão (24 de maio), Foz do Iguaçu (5 de junho), Cascavel (7 de agosto) e Curitiba (14 de agosto).

Os primeiros eventos deste ano foram realizados em Londrina e Maringá (respectivamente nos dias 24 e 25 de abril), com a participação de aproximadamente 400 pessoas. “Nosso objetivo é estimular o controle social, para engajar a sociedade na fiscalização das políticas públicas, de modo que o próprio controle social busque as soluções para as questões locais, com a orientação do Tribunal”, afirma o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, que fará a abertura do fórum de Ponta Grossa.

“É fundamental o envolvimento dos cidadãos no controle social. Com esses eventos, damos mais um passo importante para nos aproximarmos da sociedade e seguirmos nesse processo de construir parcerias de qualidade”, completa Durval. “Possuímos um quadro de especialistas de alto nível técnico, que certamente contribuem para o aprendizado de conhecimentos necessários para a fiscalização das atividades do poder público”.

A programação do Fórum de Controle Social foi organizada pela EGP. Entre os temas abordados estão a organização de comunidades virtuais e a montagem de um plano ágil para o exercício do controle social; a utilização da Ouvidoria do TCE-PR como aliado nessas ações; as auditorias realizadas pelo Tribunal nos municípios paranaenses; e a fiscalização de terceirização de serviços no setor público.

O objetivo das seis edições do Fórum de Controle Social realizadas ano passado, quando foram capacitadas mais de 800 pessoas, foi iniciar a formação de uma rede de controle da administração pública nos municípios. Neste ano, o TCE-PR segue desenvolvendo atividades de estímulo ao controle social, buscando novos formatos para capacitações e compartilhamento de experiências, a fim de promover o fortalecimento dessa rede em formação.