Correio dos Campos

Vigilância Sanitária realiza ações de conscientização

3 de maio de 2018 às 15:48

IMPRENSA/Ponta Grossa – Ontem (2), quem passou pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG) se deparou com uma cena atípica logo na entrada. Fotos de acidente de trabalho, registradas na cidade e região, foram expostas. Técnicos da Vigilância Sanitária Municipal (Visa) estavam espalhados na praça de atendimento, orientando e conscientizando as pessoas que passavam sobre segurança de trabalho.

A intenção foi despertar na comunidade o interesse em saber mais sobre os cuidados que se deve ter em empresas que contêm com pelo menos um funcionário. “Toda nossa equipe da Visa fez parte dessa ação. A ideia foi orientar sobre a prevenção de acidentes de trabalho e ainda aproveitar e conscientizar a população. Na atividade ainda pudemos esclarecer muitas dúvidas, várias pessoas não sabem que somos nós que fiscalizamos as normativas de segurança dentro das empresas”, destaca a coordenadora da Visa, Ana Meri Maciel.

A Visa, juntamente com outros departamentos da PMPG, realiza fiscalizações em empresas para garantir a qualidade na segurança que os proprietários oferecem aos seus funcionários. Estrutura física, treinamentos e fornecimento de equipamentos de proteção individual são alguns dos critérios analisados pela equipe, isso acontece desde oficinas mecânicas até multinacionais. “Também nos dirigimos às empresas quando acontece um acidente de trabalho, quando o paciente necessita de internamento, pois será notificado pela epidemiologia. Dessa maneira é feito a investigação e tomadas as medidas necessárias”, esclarece Ana Meri Maciel.

As fiscalizações acontecem após a solicitação do alvará. Feito isso, a licença sanitária saíra junto, após a vistoria dos técnicos. Ela é renovada anualmente, basta realizar o pedido via praça de atendimento localizada na PMPG. Cerca de 600 empresas solicitam, mensalmente, a renovação de licença sanitária.

A Visa alerta que qualquer pessoa pode denunciar situações irregulares dentro de empresas. Elas podem ser feitas através da Ouvidoria da Saúde, pelo 0800-643-9595, pelo sistema Prefeitura 156 ou ainda na praça de atendimento. “As denúncias que mais recebemos são relacionadas à estrutura física dentro das instituições, aproximadamente 10 por mês”, comenta a Ana Meri Maciel. Dúvidas podem ser esclarecidas através do 3220-1264, das 8h às 9h ou pessoalmente das 8h às 17h.