Correio dos Campos

Secretaria de Saúde capacita funcionários com a intenção de assumir Gestão Plena

20 de abril de 2018 às 19:42

IMPRENSA/Ponta Grossa – O município de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está se organizando e se estruturando para assumir brevemente a gestão plena dos serviços municipais, onde fará a gestão dos recursos de média e alta complexidade. Isso qualificará a relação com os prestadores e agilizará a contratação de serviços para atender melhor a população.

Para isso serviços foram ampliados, Unidades Básicas de Saúde foram reformadas e outras construídas, as Equipes de saúde da Família foram ampliadas e contratou-se algumas especialidades médicas, tudo visando a melhoria e qualidade de vida da população.

Este processo é negociado com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “É um avanço para o município. Há mais de 18 anos que o Ministério da Saúde incentiva os municípios brasileiros a assumir a gestão plena, e agora a SMS tem condições técnicas e administrativas para conduzir”, destaca a secretária municipal de Saúde, Angela Pompeu.

Nessa perspectiva existirá o Complexo Regulador que é uma estrutura organizacional dentro da SMS, que fará o controle, auditoria e regulação dos serviços públicos e privados, para isso foram capacitados esta semana os 100 primeiros técnicos. “Nos próximos dois meses 1000 servidores e mais alguns prestadores de serviço privados, conveniados ao Sistema Único de Saúde, é um avanço para Ponta Grossa”, declara o secretário adjunto de Saúde, Robson Xavier.