Correio dos Campos

PGA implanta nova ferramenta após cobrança de Felipe Passos

Equipamento permite que funcionários tirem o mato de calçadas sem precisar abaixar e prejudicar a coluna. Mudança foi realizada após reclamação do vereador junto à Secretaria do Meio Ambiente.
19 de abril de 2018 às 15:13

COM ASSESSORIAS – A empresa Ponta Grossa Ambiental (PGA), responsável pelo sistema público de limpeza e coleta de lixo e resíduos sólidos em Ponta Grossa, iniciou recentemente o trabalho de retirada de matos em calçadas com a utilização de uma nova ferramenta por parte dos funcionários. O equipamento permite que os trabalhadores realizem a manutenção dos espaços sem precisarem se abaixar, evitando possíveis prejuízos na coluna. A medida foi implantada após uma reclamação do vereador Felipe Passos (PSDB) junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com o vereador, o procedimento anterior praticamente obrigava que os funcionários ficassem de joelhos ou até mesmo sentados no chão. Além dos danos à Saúde, o parlamentar também citou melhorias em relação ao tempo para a realização do serviço, que era muito mais demorado com o método anterior. Com a nova mudança, os trabalhadores passam a utilizar um aparelho que dá mais agilidade e permite que o serviço seja realizado com a postura correta.

“Recebi denúncias sobre a situação de trabalho e, quando verifiquei, realmente notei que existia um problema na forma como os matinhos eram retirados e as calçadas eram limpas. Entrei com uma reclamação na Secretaria de Meio Ambiente, que prontamente repassou o pedido para a PGA”, conta o vereador. Passos ainda ressaltou a agilidade da pasta em solucionar o problema junto à empresa responsável pelo serviço.

Após o pedido, a PGA desenvolveu uma ferramenta que facilitou o trabalho dos funcionários. Simples, ela consiste em um cabo de madeira com um metal curvado na ponta, permitindo que os matos entre as calçadas sejam retirados com mais facilidade. “Pode parecer um ato pequeno, mas a nova maneira de realizar o serviço traz um benefício enorme para aqueles trabalhadores”, conta Passos.