Correio dos Campos

Condomínios formalizam adesão ao programa de Coleta Seletiva

Síndicos serão chamados em etapas para assinar termo de adesão ao programa. Mais de 50 condomínios já se cadastraram.
12 de abril de 2018 às 19:09
Condomínios que já assinaram termo que adesão receberão coleta seletiva na próxima semana.

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), já iniciou o chamamento dos condomínios geradores de material reciclável que realizaram cadastro no sistema para integrar o circuito dos caminhões de coleta seletiva. Na tarde de hoje (12), síndicos representantes de três condomínios estiveram no Paço Municipal realizando a assinatura do termo de adesão ao Programa da Coleta Seletiva e devem estar inclusos na rota dos caminhões a partir da próxima semana. Mais de 50 condomínios realizaram cadastro indicando interesse e os representantes serão chamados em etapas para assinatura do termo.

“Os síndicos que realizaram o cadastro podem ficar tranquilos, que iremos chamar todos os representantes para assinar o termo de adesão. Este documento é importante porque formaliza a responsabilidade de todos com a coleta seletiva: da Prefeitura em ampliar este serviço, do condomínio em realizar a separação adequada dos materiais e da empresa em fazer a destinação correta desses resíduos”, explica o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com a assinatura do termo, os empreendimentos Residencial Capri, Parque dos Ingleses e Edifício Ibrahim Kanawade devem receber a coleta seletiva a partir da próxima semana. Caso os 52 condomínios cadastrados formalizem a adesão ao Programa, a SMMA estima que sejam beneficiados cerca de 14 mil moradores, com a coleta mensal de 170 toneladas de resíduos recicláveis.

“É uma ideia simples, mas que terá um efeito cascata. Quanto mais condomínios aderirem, menor será a quantidade de material reciclável destinada incorretamente para o aterro. Além disso, ficamos muito felizes que esta iniciativa também tem o lado social, ajudando economicamente no sustento das famílias de catadores, que dependem da coleta de materiais recicláveis”, destacou o representante do Residencial Capri, Diego Silvério dos Santos.

Os condomínios cadastrados também contarão com um trabalho de conscientização, com orientações sobre a melhor forma de condicionamento dos resíduos e também que tipo de materiais podem e devem ser encaminhados para a reciclagem. A iniciativa da SMMA visa a ampliação do Programa Ponta Grossa Sustentável, como forma de aumentar gradativamente o circuito da coleta seletiva em Ponta Grossa, realizada desde 2016. Todo material coletado é encaminhado para as quatro associações de catadores, beneficiando 100 trabalhadores ao total.

Além dos representantes dos condomínios, também participou da reunião o presidente da empresa responsável pela coleta no município, Marcus Borsato.

Cadastro

O cadastro deve ser efetuado no site da Secretaria de Meio Ambiente, com o preenchimento de informações básicas e de contato do condomínio e do síndico ou responsável. Link > http://smma.pontagrossa.pr.gov.br/cadastro-condominio/

Coleta seletiva

As rotas e horários da coleta seletiva, bem como os locais dos PEVs, podem ser consultados pela população no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (http://smma.pontagrossa.pr.gov.br/).